NAÇÕES UNIDAS E MAURITÂNIA REFORÇAM PARCERIA ESTRATÉGICA PARA A TRANSFORMAÇÃO ECONÓMICA
O Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (ECA), Claver Gatete, reuniu-se com o Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani em Nouakchott, para discutir as prioridades de desenvolvimento nacional e fortalecer a cooperação estratégica.
“Nossas discussões identificaram diversas áreas prioritárias para o fortalecimento da cooperação entre a CEA e o Governo da Mauritânia, no que diz respeito a criação de empregos para jovens e o apoio ao estabelecimento de uma classificação de crédito nacional”, disse Gatete à imprensa após a reunião.
Ele observou que, embora a Mauritânia tenha feito progressos significativos apoiados por financiamento concessional, o fortalecimento do acesso aos mercados de capitais internacionais, por meio de instrumentos como os eurobônus, será importante para sustentar o desenvolvimento a longo prazo, à medida que os recursos concessionais diminuem gradualmente.
As duas partes concordaram em prosseguir com a cooperação em matéria de reforma tributária, mobilização de recursos internos e capacitação de Pequenas, Medias Empresas lideradas por mulheres e jovens, com o objetivo de maximizar as oportunidades no âmbito do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA).
A reunião fez parte de uma visita de trabalho de quatro dias da CEA destinada a avaliar as prioridades nacionais e identificar áreas para reforçar a cooperação.
As discussões durante a audiência presidencial e as reuniões com altos funcionários centraram-se no apoio da Comissão Económica para a conceção e implementação da Visão 2050 da Mauritânia, em reformas macroeconómicas mais profundas e no reforço da coordenação interministerial.
Outras áreas de cooperação incluem o aumento da contribuição da diáspora mauritana para o desenvolvimento, a aceleração da Agenda Nacional de Transformação Digital e a expansão das oportunidades de emprego para os jovens.
“Há muito trabalho pela frente, e esperamos fortalecer ainda mais a parceria entre a CEA e a Mauritânia”, afirma Gatete.
Além do Presidente Ould Ghazouani, a delegação da CEA reuniu-se com o Ministro dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Abdallahi O. Souleymane O. Cheikh-Sidia e com a Ministra do Comércio e Turismo, Zeinebou Mint Ahmednah.
A delegação também realizou reuniões com o Ministro da Transformação Digital, Inovação e Modernização Administrativa, Ahmed Salem Bede, Vice-Governadores do Banco Central da Mauritânia, Aminata Kane e Mohamed Salem Hemedy.
Igualmente, os diretores gerais do Porto Autónomo de Nouakchott, Lemrabott Ould Benahi e o da Sociedade de Hidrocarbonetos da Mauritânia, Mohamed Lemine Raghani, foram recebidos pela delegação chefiada pelo Gatete.
A visita conclui uma série de missões a países, que também incluíram Marrocos e Argélia, realizadas como parte dos preparativos para a Conferência de Ministros Africanos das Finanças, do Planejamento e do Desenvolvimento Económico de 2026 (COM2026), agendada para 28 de março a 3 de abril de 2026, em Tânger, Marrocos, sob o tema: “Crescimento por meio da inovação: aproveitando dados e tecnologias de ponta para a transformação econômica da África”.
Por: Nautaran Marcos Có/ CEA
- Created on .

