CEA E APRM DIVULGAM PERSPECTIVA DE CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITO SOBERANO DA ÁFRICA PARA 2026

A Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA), em parceria com o Mecanismo Africano de Revisão por Pares (APRM) , publica da 12ª edição do Panorama da Classificação de Crédito Soberano da África.

A edição oferece uma análise abrangente das ações de classificação de risco da Moody's, Standard & Poor's (padrão da pobreza) e Fitch Ratings (Avaliações da fitch) em economias africanas, destacando como as condições financeiras globais, as pressões fiscais e as reformas de governança moldaram as trajetórias do crédito soberano ao longo do ano.

Segundo o relatório, durante o segundo semestre de 2025, vários países africanos tiveram suas classificações de crédito soberano elevadas, impulsionadas pela melhoria do desempenho macroeconômico, consolidação fiscal e progresso na reestruturação da dívida.

“Por exemplo, a Costa do Marfim teve sua classificação elevada pela Fitch com base na forte estabilidade política, crescimento sustentado acima de 6% e estratégias proativas de gestão da dívida, incluindo recompra de eurobônus e diversificação em títulos Samurai”, aponta o documento.

“ Por outro lado, a classificação de Botsuana foi rebaixada tanto pela Moody's quanto pela Standard & Poor's, após uma queda acentuada nas receitas com diamantes, que enfraqueceu o equilíbrio fiscal e expôs vulnerabilidades ligadas à limitada diversificação económica. No entanto, o país manteve seu grau de investimento. As mudanças nas perspectivas em todo o continente foram mistas, sinalizando riscos e oportunidades em evolução” diz, apontando que Cabo Verde recebeu uma revisão positiva da perspectiva pela Standard & Poor's, indicando o potencial para futuras elevações caso as melhorias atuais sejam mantidas.

Na sequência desses desenvolvimentos de crédito específicos de cada país, o relatório apresenta um conjunto consolidado de recomendações para ajudar os governos africanos a fortalecerem seus perfis de crédito soberano.

Enfatiza a necessidade de os governos africanos e as agências de classificação de risco fortalecerem os mecanismos de diálogo para garantir que as decisões de classificação reflitam as reformas econômicas em tempo real, aprimorem a transparência nas metodologias e reavaliem restrições como o teto soberano, que limita as classificações de bancos e empresas nacionais sólidos.

O relatório insta as agências a ampliarem sua avaliação das estratégias fiscais para reconhecerem o endividamento interno como uma escolha política deliberada e orientada para o desenvolvimento, em vez de um sinal de dificuldades de mercado, enquanto os governos devem aumentar a transparência e diversificar sua base de investidores para reforçar a credibilidade.

Além disso, defende que as metodologias globais de classificação de risco sejam adaptadas às realidades estruturais e econômicas africanas – incluindo os setores informais, as prioridades de desenvolvimento e o ritmo das reformas – destacando a necessidade de abordagens sensíveis ao contexto, semelhantes às metodologias personalizadas utilizadas recentemente em outras regiões.

Por fim, o relatório destaca a necessidade de acelerar a operacionalização da Agência Africana de Classificação de Crédito (AfCRA) para fornecer classificações mais alinhadas aos contextos econômicos africanos e complementar as reformas globais destinadas a melhorar a equidade, a precisão e a participação no mercado.

Este relatório reflete a colaboração contínua entre a CEA e o Mecanismo Africano de Revisão por Pares (APRM) no fortalecimento da compreensão coletiva africana sobre os processos de classificação de risco soberano, no apoio aos Estados-Membros na sua adaptação aos sistemas financeiros globais e na defesa de práticas de classificação justas e transparentes.

As suas conclusões serão incorporadas nos diálogos políticos planeados, nos workshops continentais e no próximo webinar, concebido para divulgar informações às partes interessadas em toda a África.

Por: Nautaran Marcos Có/ CEA

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più