O “Grupo de Kumpuduris di paz (construtores da paz, tradução livre) ” em parceria com o grupo cultural Teatro dos Oprimidos - Bissau” e a WFD-Alemanha realizaram, esta manhã (06), o acto simbólico e cultural do recenseamento eleitoral do líder mártir, Amílcar Lopes Cabral

Com o acto do recenseamento e de visita ao Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), do pai das nacionalidades da Guiné-Bissau e Cabo-Verde, pretende-se sensibilizar os guineenses na importância do recenseamento e visa demonstrar o trabalho artístico que contribua para a influência do recenseamento eleitoral, que neste momento decorre no país.

O acto teve as formalidades precisas para recensear e decorreu na avenida principal do GTAPE acompanhado de músicas tradicionais e dezenas de viaturas pararam ao longo da avenida acompanhando o acto. O cartão de eleitoral de Cabral foi impresso numa folha tipo A4.

Depois do acto artístico, José Carlos Correia, em nome dos organizadores do evento, explica que é um “acto cívico” demonstrando que todos os cidadãos têm a obrigação de se recensearem para depois cumprirem o dever cívico como cidadão.

“Faze Amílcar Cabral recensear é a forma de estimular e de realçar os valores mostrando todos os cidadãos que todos devem participar no processo”, enfatiza.

José Carlos Correia apela, no entanto, os cidadãos se recensearem.

“A população tem de se colaborar no sentido de entender e perceber o que significa processo eleitoral no país e qual é a vantagem e valor do recenseamento. Este acto vai ajudar a influenciar os cidadãos a recensear-se”, exorta.

O acto artístico do recenseamento de Amílcar Cabral também visa valorizar a cultura da Guiné-Bissau e vem na sequência dos trabalhos iniciados durante este ano de 2018 que visam espalhar a mensagem de paz a volta da figura de Amílcar Cabral.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più