A Plataforma Politica das Mulheres da Guiné-Bissau exorta, esta segunda-feira (06), o Presidente da República, José Mário Vaz, para promulgar a Lei da Quota de 36 por cento das mulheres nos cargos elegíveis aprovada, na semana passada, pelos deputados na nação

O pedido das mulheres guineenses foi tornado público depois da aprovação da lei de quota. A declaração de Canchungo pediu 40 por cento de representação nos cargos da tomada de decisão.

No entanto, considerando que as mulheres representam 52 por cento da população guineense, o pedido estende-se a todas para aderirem a política partidária activa, isto depois da Lei da Quota já aprovada e “para as que já estão na política activa para engajarem-se ainda mais para que as suas promoções sejam por mérito”.

Numa conferência de imprensa, Aissato Camara Indjai, Vice-presidente da Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau, pede, igualmente, o presidente para aprovar a lei a semelhança da lei contra a violência doméstica.

“A todos os políticos guineenses no sentido de levarem a sério a implementação dos 36 por cento de quotas aprovadas no parlamento e ao futuro governo para tomar em conta a quota nos cargos da nomeação”, exorta a porta-voz das mulheres.

Para Aissato, as mulheres guineenses têm capacidade para exercer cargos políticos porque “existem mulheres capazes na Guiné-Bissau”.

“Não há nenhum partido que não tem mulher que possa assumir cargo desde servente até ao presidente da república. Enquanto plataforma que promove os direitos das mulheres, zelamos pela capacitação das mulheres porque queremos que as mulheres sejam promovidas por mérito”, justifica.

Pretende-se que lei de quota entre em vigor antes das eleições de 18 de Novembro próximo e, no entanto, pretende-se que as mulheres tenham lugar nas esferas de tomada de decisão sem descriminação.

Agora, a Guiné-Bissau junta a quase uma centena de países que já adoptaram estratégias para fazer avançar a participação feminina nas esferas da tomada de decisão.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più