Os parceiros que trabalha no domínio da adaptação às mudanças climáticas do projecto EKF da Caritas Alemã estão reunidos, esta semana, no sexto encontro ordinário para o balanço dos trabalhos realizados no ano passado

O encontro que decorreu em Uaque, arredores de Manso, permitiu também os parceiros estudarem estratégias e elaborarem a perspectiva para o próximo ano.

No terceiro dia dos trabalhos que, começou na terça-feira (03/07), os participantes e um técnico do ministério da saúde pública debateram o impacto das distribuições dos mosquiteiros e as boas práticas no domínio da segurança alimentar.

Durante os trabalhos, os parceiros visitaram os trabalhos da construção das latrinas e distribuição dos mosquiteiros em Birbam, zonas de intervenção de Associação Sedda-Sedda de Farim, e a instalação da Rádio Sol Mansi (RSM), em Mansoa.

Numa entrevista á RSM, o responsável dos projectos que a Carita Alemã apoia em diferentes países da África ocidental, Phillipp Lang, mostrou-se satisfeito com a participação da comunidade de Birbam sobre as mudanças climáticas e principalmente o uso dos mosquiteiros, das latrinas.

“É mesmo uma resposta das necessidades da comunidade que apreciam que foi possível ajudar-lhes a mudar o seu comportamento, acho que isto é o mais importante frente as mudanças climáticas que as pessoas adoptem comportamentos a essas situações e acho que neste caso tanto na questão da higiene com nas latrinas e na prevenção do paludismo foram duas medidas que mostraram muitas resultados e eu fiquei com uma boas impressões sobre as participações da comunidade”, admite.

No que se refere aos trabalhos da Radio Sol Mansi, Phillipp Lang, disse que a Caritas Alemã valoriza a bordagem que na rádio tem sido feita adaptando nas condições do país.

“Nós como Caritas Alemã temos uma parceria com a Rádio Sol Mansi há muitos anos, valorizamos a bordagem da própria radio de fazer uma informação bem investigada e sólida e também dar espaço para diferentes grupos de população e uma abordagem muito bem adaptada às condições do país e eu acho que joga um papel mesmo importante a nível nacional que é uma fonte de informação sobre o que acontece no país e o que acontece nas comunidades. Acho que é muito valorizada pelas populações e estamos contentes em contribuir também neste processo”, enfatiza.

O encontro que encera esta sexta-feira (07/07), junta parceiros da Guiné-Bissau e do Senegal que a Caritas Alemã apoia no domínio das adaptações às alterações climáticas, nomeadamente, Radio Sol Mansi, a Cáritas da Guiné-Bissau e do Ziguinchor, a Associação dos Posseiros e Ajuda ao Desenvolvimento (ambos em São Domingos), Sedda-Sedda de Farim, Centro das Ferias das Possibilidade de Nhabidjon e Enda eau Populaire.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias