Independência nacional: PR DISSE QUE GUINEENSES DEVEM SABER CONSTRUIR NUMA VISÃO AMBICIOSA E REALISTA DO FUTURO
O Presidente da República (PR) da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, convida os guineenses a refletirem-se sobre os 49 anos da independência nacional.
O convite do PR foi lançado, numa mensagem gravada sobre o dia da independência nacional. Sissoco Embaló disse ainda que os guineenses devem saber construir uma visão ambiciosa e realista do futuro almejado.
“(...) Na verdade, vale a pena lançarmos um olhar crítico sobre o caminho que já foi percorrido. Medir os sucessos que foram alcançados, e aprender com os erros cometidos. Sobretudo temos de saber construir uma visão ambiciosa, mas realista do futuro que queremos ter, e concentrar os nossos esforços na sua concretização”, disse o PR na sua mensagem à nação.
Sissoco Embalo sustenta ainda que para resolver problemas e atrasos verificados no país era preciso reabilitar o próprio Estado na sua soberania e credibilidade internacional.
“Em pouco mais de dois anos de mandato presidencial, a Guiné-Bissau conseguiu fazer um percurso internacional notável. De facto, nós restauramos plenamente a imagem do nosso País em África, e no conjunto da comunidade internacional”, garante o chefe de Estado.
O chefe de Estado promete ainda que, dentro de poucos meses, o país vai conhecer um salto qualitativo de largo alcance, ele referia-se a Rede Elétrica sub-regional que vai concretizar o Projeto Energia da OMVG.
“Num setor verdadeiramente estratégico como é o setor da ENERGIA, a Guiné-Bissau vai conhecer, dentro de poucos meses, um salto qualitativo de largo alcance. A Rede Elétrica sub-regional que vai concretizar o “Projeto Energia da OMVG”, é uma obra ímpar. As suas implicações no tecido económico e social do nosso País serão estruturantes”, disse.
Sissoco sustenta ainda que “a recente crise no mercado internacional da energia desencadeou um processo inflacionário global” e que “esta chamada crise da inflação desestabilizou os cenários macroeconómicos de muitos países e, na verdade, a Guiné-Bissau não poderia ser exceção”.
Ele disse ainda que para além das medidas fiscais do executivo, espera-se que a intensificação da produção agrícola de alimentos pelas próprias famílias, contribua para atenuar o impacto social da inflação no mercado de produtos alimentares.
Na sua mensagem, o PR deixou palavras de apreços à Seleção Nacional de Futebol “Djurtus”, aos atletas da Luta Livre, do Boxe Francês e aos jovens empreendedores guineenses.
Por: Redação
- Created on .

