O líder do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) igualmente deputado da nação afirmou que todos os devedores do fundo FUNPI, inclusive os anteriores governos e empresários terão que devolver o dinheiro a Câmara do Comércio.

Braima Camara falava hoje durante o período antes de ordem-do-dia, da quarta sessão ordenaria desta Xº legislatura perante ao Fundo de Promoção da Industrialização dos Produtos Agrícolas (FUNPI).

o deputado da nação explica que o então governo liderado por Domingos Simões Pereira fez empréstimo ao fundo de FUNPI num valor de 1 bilhões de francos CFA a favor do Fundação para o desenvolvimento Empresarial e Industrial (Fundei).

“Estou em condição de vos dizer que nem a mim e nem a minha família usufruímos do fundo FUNPI, quando o governo do engenheiro Domingos Simões Pereira tinha precisado deste fundo fez empréstimo de um bilhão de francos CFA para conta de Fundei por isso todos os devedores do fundo FUNPI, inclusive os anteriores governos e empresários terão que devolver o dinheiro a Câmara do Comércio”, garantiu Braima Camara.

Perante esta situação, o líder da bancada parlamentar do PAIGC, Califa Seide, reconhece o facto mas assegurou que o montante era 500 milhões de francos no qual a FUNDEI fez justifica das despesas desta verba.

“Sim, o governo na altura chefiado pelo Domingos Simões Pereira tinha convocado Fundei por minha pessoa para negociar linha de crédito de um bilhão de franco CFA que sairá de Funpi, mas do dinheiro uma parte só foi disponibilizado num valor de 500 milhões de franco CFA e ainda fundei tinha justificado a compra de máquina, financiamento de compra de castanha de caju entre outros”, explicou Califa Seide.

O FUNPI tinha como principal objectivo promover a industrialização e transformação de produtos agrícolas no país, nomeadamente o caju, em vez de a totalidade do produto ser vendido, em estado bruto, para a India.

Por: Marcelino IAmbi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più