O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) lançou, esta quarta-feira (01), o dispositivo de apoio e do financiamento das pequenas e médias empresas e pequenas e médias indústrias da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA)

O Dispositivo visa criar um ambiente de financiamento favorável às pequenas e médias empresas dos Estados membros, com o objectivo de promover uma massa crítica e competitiva nesse portador da economia, capazes de promover a contribuição desta categoria de empresas na criação das riquezas e na luta contra o desemprego.

O Ministro do Comercio, Vicente Fernandes, disse que o financiamento destas categorias de empresas representa desafios reais para o Estado.

“ (…) Para começar parto de inversa que a empresa da união é composta pelas pequenas e médias industrias, que representa de 85 a 90 por cento das empresas, provável que esse seguimento da empresa constitui principal fonte direcção de emprego de luta contra a pobreza e ganhos competitivos. É do conhecimento de todos que o tecido empresarial denso da pequena e médias empresas e pequena e médias indústrias constitui para o desânimo económico a sua resiliência às crises dos choques internos e externos”, explica.

O Conselheiro da Directora Nacional do BCEAO, Filomeno Lobo de Pina, avança que o apoio e a promoção das pequenas e médias empresas serão materializados através da melhoria do ambiente do negócio e pela criação de condição de enquadramento e orientação mais eficazes para as pequenas e médias empresas e pela garantia do refinanciamento pelo BCEAO.

“Os créditos bancários conseguidas das empresas legíveis e também pela adopção e diversificação de instrumento financeiras que data às necessidades de financiamento que pertence quatro vectores de materialização. Para alcançar estes objectivos, para além do banco central, naturalmente, serão chamadas às contribuições ou desautores importantes tais como o próprio Estado, as estruturas e apoios de enquadramento estabelecimento de crédito e o mercado financeiro regional da união”, afirma.

As empresas vão ser classificadas em três categorias, nomeadamente, Microempresas, Pequenas empresas e médias empresas.

No entanto, o lançamento do dispositivo de apoio e do financiamento das pequenas e médias empresas e pequenas e médias indústrias da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) é o culminar do longo percurso iniciado pela BCEAO no estrito comprimento das recomendações do chefe de Estado da UEMOA, recomendado em 2012 para actualização da iniciativa e meios para a solução arredores, problemática do financiamento das pequenas e médias empresas e pequenas e médias industria na união.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più