O director interino da Escola Nacional de Saúde, Wilson Lutero Manuel, afirma que os dados revelam que as principais demandas da assistência deontológica do país se assentam entre outros, no tratamento dentário, doenças periodontal, diagnóstico e tratamento lesões neoplásicas.

Segundo os dados apontados, durante a cerimónia de tomada de diploma aos primeiros finalistas do curso técnico de saúde bucal, esta sexta-feira (17), na escola nacional de saúde em Bissau, apontam ainda como principais demandas nas questões mexilho mandibulares.

“Considerando a situação supracitada tende a construir num crescente problema de saúde pública, quero aqui sublinhar que o desafio que vos espera é deveras enormes”, alerta Wilson Manuel.

O embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Fábio Guimarães Franco, disse que isso representa a unidade e cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau e é uma possibilidade de transformação não só de saúde bucal mas também da própria sociedade.

“ Depois de todos os esforços vem a glória, na verdade hoje é o dia de pontapé porque agora é que começa o real esforço na vossa vida”, enaltece o embaixador brasileiro.

Bidem Quad Na Mam, em representação dos formandos, afirma que constataram que a saúde bucal é um dos problemas da saúde pública no país.

“Escolhemos o lema: previr, sensibilizar, ensinar e actuar nas possíveis doenças bucais, pois as nossas constatações durante a nossa prática nas estruturas sanitárias permitiu-nos concluir que a saúde bucal é um dos problemas da saúde pública na Guiné-Bissau”, explica.

A formação foi ministrada pelos docentes da Universidade Unicristo de Brasil em parceria com os docentes nacionais, no quadro da parceria entre esta instituição do ensino superior brasileiro com a Escola Nacional de saúde.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più