As Taxas de quinze (15) mil francos cobradas actualmente pelo turismo não envolvem os pequenos vendedores (que não vendem bebidas) mais sim os quiosques e contentores, informações apuradas, esta sexta-feira (12), pela Rádio Sol Mansi (RSM)

Depois das denúncias dos vendedores em Mansoa, a RSM deslocou, esta sexta-feira, ao ministério do turismo para melhor se informar e soube que na verdade existe sim um despacho do ministério turismo, no boletim oficial de 2017, que fixa para 15 000 francos as taxas mensais dos quiosques e contentares.

Segundo a mesma fonte que a RSM tem acesso não fazem parte desta cobrança os pequenos empreendimentos de venda de comidas mas são incluídos os que vendem bebidas e ou comidas e bebidas ao mesmo tempo.

O ministério do turismo disse a RSM que não tem conhecimento do sucedido em Mansoa (que foi noticiado na RSM) e que também existem dificuldades e falta de informação por parte das pessoas “que não nos procuram detalhes quando deparam com problemas ligados à esta instituição”.

Ainda sobre o mesmo assunto os proprietários dos pequenos quiosques querem a redução do preço da taxa de 15 mil do ministério do turismo.

Fernando Sanca, proprietário do contentor, ouvido pela RSM diz ainda que a decisão do ministério chegou de surpresa.

“Fui depositar o dinheiro da taxa que costumo pagar mensalmente que era 5 mil francos mas me disseram que agora tenho que pagar 15 mil, foi uma surpresa. Compreendi porque não tinha como reclamar com a senhora que estava na caixa. Mas esta medida está nos a dificultar muito. Já pagamos a pagar a Câmara Municipal um valor de 7.500, pago o espaço onde estou, pago as finanças 50 mil. Que diminuam pelo menos”, pede.

A medida fixa um montante de 100 000 francos para restaurante-bar, pastelarias, geladarias e cafeteiras. Aso bares, churrascarias, casas de pastos, são fixados valor de 50 000, e 15 mil francos aos contentores e quiosques.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias