LIGA DOS DIREITOS HUMANOS ENTREGA NO TRIBUNAL QUEIXAS-CRIMES CONTRA ESTADO E DIRIGENTES DO MINISTÉRIO DO INTERIOR

A Liga Guineense dos Direitos Humanos entrega no tribunal queixa-crime contra o Estado da Guiné-Bissau e, no entanto, alerta aos titulares do Ministério do Interior que futuramente serão responsabilizados pelos possíveis crimes cometidos.

O alerta é do presidente da organização que zela pela defesa dos direitos humanos feito, esta terça-feira, em Bissau, após a sua organização, junto do seu advogado, terem entregado no Tribunal de Relações queixa-crime contra o Estado da Guiné-Bissau e consequentemente contra o ministro do Interior, Botche Candé, e do seu Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo, por possíveis crimes de torturas aos cidadãos principalmente dos manifestantes do passado dia 18 de maio numa marcha organizada pela Frente Popular.

Bubacar Turé anuncia que a Liga Guineense dos Direitos Humanos está a trabalhar com uma equipa de advogados franceses com vista a processar o Estado da Guiné-Bissau.

“O ato que assistimos hoje mostra claramente ao Botche Candé, e ao José Carlos Macedo que eles não dispõem dos nossos direitos e que nós não aceitamos o confinamento abusivo e arbitrária de direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos e também isto mostra claramente que a impunidade não vai prevalecer na Guiné-Bissau um dia serão responsabilizados pelos crimes cometidos mediante o gozo das suas funções do governo”, alertou.

Luís Vaz Martins, advogado da Liga Guineense dos Direitos Humanos, diz que apesar do ministério público ser inoperante não impede as pessoas de apresentarem denúncias de possíveis atos de crimes.

“Como é uma instituição competente para avaliar esta matéria tendo em conta os estatutos dos denunciados onde os membros de governo o tribunal é o Tribunal de Relações apesar de existirem inúmeras queixas contra o estado e não adiantou nada onde apesar do ministério público ser inoperante não impede as pessoas de apresentarem denúncias de possíveis atos de crimes”, concluiu.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos afirma que vai continuar a lutar contra o atual regime que, segundo disse, tem estado a colocar em causa os direitos humanos na Guiné-Bissau.

 

Por: Diana Bacurim

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più