Foi lançado, hoje, em Bissau, a Associação Poetas, Ensaístas e Novelistas da Guiné-Bissau denominada (PEN). A iniciativa que já existe em alguns países é fundada desde os anos de 1921, sedeada em Londres, visa a promoção da literatura e a defesa da liberdade de expressão.

Na declaração escrita da apresentação, o centro PEN condena a ameaça efectiva da liberdade de expressão e de opinião incluindo a instalação de sistemas de vigilâncias e escuta telefónica “à revelia das leis e do direito à privacidade”. A organização condena igualmente o sequestro e o espancamento de cidadãos, “ilegal e impunemente perpetrados pelas forças de segurança”.

Em entrevista aos jornalistas, momentos antes da apresentação da iniciativa a escritora guineense, Maria Odete Costa Semedo, disse que “a criação do centro PEN quer promover um espaço para incentivar a luta contra qualquer tipo de acto que põe em causa as liberdades de expressão e de manifestação”.

Odete Semedo que igualmente é um dos membros fundadora desta organização apartidária e sem fins lucrativos composto por escritores, jornalistas, editores e bloguistas, reafirma ainda que “o Centro PEN foi criado para promover a literatura e motivar os jornalistas a exercerem as suas funções cabalmente e de forma isenta, por que a liberdade de expressão não é libertinagem”

Já no ato da apresentação do Centro PEN, que teve lugar na casa dos direitos, em Bissau, o presidente e o escritor Abulai Sila, avisou que no centro PEN não deve haver “a conivência com o poder”.

No entanto, Silá informou que a associação já posicionou e faz ecoar o acontecimento bárbaro perpetuado por um grupo de homens alegadamente fardados e armados, que na semana passada vandalizaram às instalação da radio Capital FM.

PEN é uma associação internacional constituída inicialmente só por escritores mas que actualmente integra jornalistas, editores, tradutores e bloguistas. A Guiné-Bissau é o primeiro dos Países Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a integrar a esta iniciativa.

Por: Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più