15
Jan
2020

Foi lançado, hoje, em Bissau, o projecto Ianda Guiné! Djuntu, que será realizada em 9 localidades ao nível nacional. O projecto é da União Europeia (EU) e visa apoiar a população na buscar de soluções sobre problemas das suas comunidades

Ianda Guiné! Djuntu, que está a ser implementado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) tem como finalidade de apoiar cidadãos da Guiné-Bissau a organizarem-se de forma colectiva, para procurarem soluções para os próprios problemas da comunidade e a participarem na resolução dos desafios nacionais.

A cerimónia de lançamento foi presidida pelo representante do secretário-geral da comunicação social, Adulai Djalo, que afirma que este projecto vai permitir a população saber da necessidade de unir na paz para vencer as dificuldades do país.

“Em função da importância deste projecto que é nacional, pensamos que vai permitir que as nossas populações tenham oportunidade de saber quão importante é estarmos juntos na paz, na concórdia para que possamos vencer as dificuldades que o país atravessa”, sublinha o responsável.

Vitor Puerta, coordenador geral de acção Ianda Guiné na Guiné-Bissau, explica que o projecto é um formato diferente que permite que os colectivos que estão organizados que “normalmente não têm acesso aquele financiamento novo, sistema tradicional de convite a proposta, incluindo aqueles especifico para organizações guineense”.

“Este tem um formato diferente que simplifica a forma de apresentar o projecto e de seguimento”, sustenta o coordenador.

Ianda Guiné! É um programa da União europeia para e com a população da GB que conta com um total de 44 milhões de euros para o período de 2019-2024. Um conjunto de oito acções complementares, coerentes e harmoniosas que pretendem promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.

As sessões do lançamento culminarão com a primeira sessão de esclarecimento sobre os eixos da acção Ianda Guiné! Djuntu designadamente, o gabinete do apoio permanente incluindo subvenção e reforço institucional e o eixo do conhecimento, comunicação e parcerias.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più