Jovens líderes e formadores da Académia UBUNTU, de diferentes regiões do país reunidos em Djalicunda, chamam atenção a sociedade guineense de que “ a liderança não está no poder, mas sim na capacidade de mobilizar as pessoas numa opinião de paz e esperança”.

A chamada de atenção estende-se a classe política e a liderança de diferentes instituições do país, no quadro de uma acção de formação que decorre durante 5 dias em Djalicunda, sector de Mansaba, visando capacitar os jovens na matéria da liderança e habilidades de consolidação da paz promovido pela academia UBUNTU.

A margem do encontro, o coordenador da académia UBUNTO, Edson Incopte, afirmou que a juventude enquanto cidadãos, todos é chamada a fazer parte do processo democrático do país. “Queremos trabalhar com os jovens para lhes consciencializar sobre este papel, dar-lhes um conjunto de ferramentas que lhes vão possibilitar a ter um maior compromisso, enquanto cidadãos deste pais, e por outro dotá-los de ferramentas que os possibilitam de serem agentes de construção da paz dentro das suas comunidades”.

No que diz respeito os sucessivos fracassos de liderança em diferentes organizações juvenis, e sobretudo no campo político do país, Edson Incopte, aponta o deficit de entendimento sobre o conceito da liderança como um dos factores.

“ Há um grande deficit ou falta de entendimento fiel ou cabal do que se trata a liderança, na base disso que trabalhamos e defendemos que, quem está na liderança é para servir, ninguém está na liderança para ser servido, nós entendemos que um líder, é quem tem a capacidade de mobilizar todas as pessoas a sua volta a colocar a disposição aquilo que têm de positivo ao serviço do bem comum”, alertou.

Com o encontro pretende-se consciencializar os jovens sobre o seu papel e responsabilidade no que diz respeito a sua intervenção mais activa no cenário político e democrático do país enquanto cidadão.

Depois desta acção, os 40 formandos na sua maioria mulheres, serão posteriormente formadores nas suas localidades para 50 pessoas.

Por: Amadi Djuf Djaló

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più