PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELOGIA POSIÇÃO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL

 

O Presidente José Mário Vaz afirmou esta segunda-feira (11 de Setembro) que a Comunidade Internacional está a ter uma "posição correctíssima" sobre a situação no país, ao defender que devem ser os guineenses a encontrar uma solução.

O chefe de Estado falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira antes de se deslocar em visita à República do Congo a convite do seu homólogo Denis Sassou Nguesso.

«Eu queria fazer um apelo aqui aos guineenses, o problema da Guiné-Bissau está sobejamente conhecido e que a própria Comunidade Internacional tem tido uma posição correctíssima sobre esse assunto. Devem ser os guineenses a encontrar uma solução para os seus problemas. Não vale a pena estarmos no estrangeiro a mandar recado para a comunidade internacional e também aproveitar para mandar a nível interno ou estando aqui internamente mandando recado para o exterior», diz.

Questionado pelos jornalistas sobre a questão do Acordo de Conacri, José Mário Vaz recordou que não é subscritor do documento, mas referiu que já tentou organizar uma reunião entre as partes, "que devia fechar com um Conselho de Estado", mas não estava ninguém no país.

«Estavam todos no estrangeiro. Às pessoas que estão directamente ligadas ao acordo de Conacri, que são subscritores do acordo, eu pergunto, o que é que fizeram para implementação do acordo de Conacri? Temos que começar a chamar as coisas pelo nome. O que é que o presidente não fez e o que é que outros também não fizeram para a implementação do acordo de Conacri?» questionou o presidente.

Nas declarações aos jornalistas, José Mário Vaz afirmou que assim que regressar ao país o assunto Acordo de Conacri vai regressar à agenda.

Sobre o objectivo da sua deslocação ao Congo o chefe do estado disse que vai partilhar com o seu homólogo congolês sobre o seu projecto mão na lama sublinhado que durante o seu mandato os militares continuam acantonados nos quarteis e há respeito pelos direitos humanos.

Por: Nautaran Marcos Có

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più