Moradores de Bairro de Pessak lamentam a situação de poera e do excesso de velocidade na estrada melhorada recentemente e, no entanto, pedem ajuda das autoridades competentes.

Os moradores criticam que a melhoria da estrada tem motivado a condução imprudente das viaturas e incluindo das motorizadas que fazem ligação naquela via. Para eles, a poeira prejudica a saúde dos moradores, e os próprios condutores são obrigados a usar mascara para proteger a boca e o nariz.

Na entrevista, esta terça-feira, com os moradores lamentam a situação da poera e lamentam o facto de isso prejudicar até os alimentos consumidos e ou vendidos.

“Todos os anos é assim pelo menos se puseram aterros e foram embora para que todos os dias de manha e venha regar e a tarde também mas ficamos na poeira. Estamos a ver neste momento motorizadas e não podemos sentar na rua. Todos devemos fechar a porta e ficar dentro todo o momento e estamos com gripe se lavar a roupa não pode secar na rua”, lamentam algumas mulheres ouvidas pela nossa reportagem.

“Isso é lamentável aqui vendemos alimentos só para vender porque sabemos que a saúde das pessoas é que está em causa. Já estamos cansados. Nós estamos com gripe e os nossos filhos também”, deploram mais algumas pessoas ouvidas.

Ouvidos também pela nossa reportagem, os condutores negam a responsabilidade apontada pelo governo. Por isso, remetem a encargo ao governo.

“Penso que o Estado tem toda a condição de regar a estrada diariamente, agora os moradores que são principais vítimas, normalmente a estrada é melhorada mas deve ser regada porque mesmo guiando viatura ou não a poeira vai tomar conta das casas é prejudicial para os moradores e nós também que é motoristas porque não ajuda na saúde embora nós protegemos a boca e nariz com mascara”, sustentam os condutores que pedem o governo para regar a estrada pelo menos três vezes por dia.

“É bom porque se não é prejuízo para a nossa saúde enquanto motorista e moradores, notamos que a poeira toma conta da casa”, exortam.

Os moradores e condutores da estrada de Pessak pedem as autoridades nacionais para regarem todos os dias a via que liga à estrada de granja para evitar poeras que prejudicam a vida pública.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più