14
Jan
2020

O Governo da Guiné-Bissau lança oficialmente, esta terça-feira (14 de Janeiro de 2020), as actividades para o carnaval 2020 que decorre de 22 a 25 de Fevereiro sob o lema “Carnaval do reforço da identidade Nacional e transformação social”.

Depois do lançamento oficial das actividades para a maior festa cultural na Guiné-Bissau, o presidente da comissão organizadora, Jorge Handem, disse que pretende-se com o carnaval 2020 demostrar uma imagem positiva da Guiné-Bissau.

“A partir dos nossos valores culturais e com as tradicionais difundir os nossos valores, por tanto que nós somos capaz de nos conviver dentro das nossas diversidades, dentro das nossas diferenças, fazer das nossas diferenças uma oportunidade e não uma ameaça, por isso estamos atentar no máximo a incentivar a participação dos mais grupos culturais carnavalesco tanto ao nível das regiões como ao nível Sector Autónimo de Bissau”, explica.    

Jorge Handem disse ainda que o orçamento de carnaval deste ano 2020 subiu para cento e cinquenta milhões (150.000.000) de francos cfa devido aos prémios que representarem cerca de um terço do valor global do orçamento do carnaval.

“Isso porque nós temos concursos regionais nas 10 regiões, porque temos o Sector Autónimo de Bissau que desmembra claramente, e as condições geográficas da região de Bolama-bijagós que também se desdobra às ilhas de Bubaque, tendo em consideração este levado número das regiões e dos grupos faz com que seja o valor de um terço de orçamento”, sustenta.  

O desfile regional vai começar, em todo o país, no dia 15 do mês de Fevereiro, e o desfile infantil terá lugar no dia 21 e as actividades culminarão com o desfie nacional, no dia 25 de Fevereiro, último dia das festas.  

      

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più