EMBAIXADOR DO REINO UNIDO PEDE GUINEENSES PARA RESPEITAREM A CONSTITUIÇÃO

Embaixador do Reino Unido no país, George Hodgson, disse, esta terça-feira (03-10-2017), em Bissau, que o essencial para resolução da crise política vigente no país é o respeito a constituição e às instituições da república

De acordo, com George Hodgson embaixador do Reino Unida, para Guiné-Bissau residente em Dakar Senegal, que falava depois do encontro com o presidente da república, é da importância capital respeitar a constituição e instituições “portanto os autores guineenses devem procurar a solução para a saída da actual crise”.

Segundo ele é bom que as forças armadas se mantenham nos quartéis porque a história do passado “é má” para o país “por isso devem honrar o compromisso republicano”.

“Estou aqui para falar com o senhor presidente da república, e mais também com outros autores nacionais, para poder compreender melhor a situação actual económicas e sobre tudo político. Com vista as eleições legislativas de 2018 e presidenciais de 2019”, explica.

“Eu já o informei sobre intenção do governo britânico, somos amigos da Guiné-Bissau, e já o informei sobre a presença da CDEAO, como membro do P5, e conselho da segurança prenunciou sobre o assunto há muito tempo, e o presidente da república já me deu conhecer sua perspectiva política quanto a instabilidade nacional”, informa.

“Nos da comunidade internacional estamos aqui simplesmente para ajudar e acompanhar de perto, mas a solução é da responsabilidade dos guineenses”, adverte.

O Embaixador do Reino Unido para Guiné-Bissau e também para o Senegal e a Cabo-verde alerta, no entanto, que os autores guineenses devem procurar a solução da actual crise para que o país possa estabilizar-se rumo ao desenvolvimento.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più