A Comissão Nacional de Eleições efectuou esta quarta-feira (3/12) o sorteio dos dois candidatos finalistas a segunda volta para o posicionamento no boletim de voto das presidenciais a realizar no próximo dia 29 deste mês.

O candidato suportado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e cabo-verde (PAIGC) vai figurar na primeira posição no boletim de voto e Umaru Sissoco embalo, do MADEM, na segunda posição.

Após o sorteio, o presidente da CNE Pedro Sambu anunciou o início da campanha eleitoral para dia 13 de Dezembro.

“ Depois desse processo de sorteio, a fase seguinte é a produção dos boletins de voto e na próxima semana, a partir do dia 13 de Dezembro, vai-se iniciar a campanha eleitoral que terminará no dia 27 deste mês, portanto, a Comissão Nacional de Eleições está determinado e empenhado para que tudo corra bem nesta segunda fase do processo eleitoral”, avança o presidente da CNE.

Entretanto, a representante do candidato Domingos Simões Pereira junto à CNE, Ester Fernandes, disse estar satisfeita por ter escolhido um número que considera soberano. “ Calhou-nos o número 1, estamos satisfeitos por isso. Vamos trabalhar como fizemos na primeira volta, por considerarmos um número soberano ou seja, é o sinal de Deus essa nossa escolha”.

“ Todos os jovens guineenses que entendem que o futuro deles está em causa, que vote massivamente no Domingos Simões Pereira para que juntos, mudemos a paradigma do país”, apelou.

O mandatário do candidato Sissoco Embalo Vensan Mendes diz que a escolha do número 2 significa vitória do seu candidato porque segundo disse “ esta será uma vitória retumbante e estamos confiantes naquilo que se programou para esta segunda volta”.

De referir que na primeira volta destas eleições presidenciais, Domingos Simões Pereira obteve 40,13% dos votos, enquanto Sissoco Embaló, obteu 27,65%.

Por: Nautaran Marcos Có

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più