Um grupo de Seminaristas e Missionários Brasileiros e Seminaristas Guineense do Seminário maior estiveram reunidos, hoje (17 de Janeiro), em colóquio para troca de experiencia e trabalhos realizados em Tite, sul do país

Os missionários se encontram na Guiné-Bissau desde o dia 17 de Dezembro de 2018 e nesta experiência contam com a participação de 10 seminaristas e 7 leigos do Estado de Santa Catarina, no Brasil.

Será uma experiência de 36 dias de missão. A missão administra uma escola, um hospital e concede muitos auxílios sociais em vista da pobreza extrema da realidade.

Na entrevista à RSM, Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, disse que os missionários brasileiros vieram a Guiné com vontade de anunciar a boa nova de Jesus Cristo.

“Vieram o chamado com este lema: “Missão Anunciação” e vieram com esta vontade com objectivo de anunciar a Jesus Cristo mais que com a palavra e própria vida e vieram também com outro objectivo de encontrar outro povo e outra cultura e outro ambiente, certamente eles deixaram muitas coisas boas ao deixar aquele popular, esta colaboração de Igreja é bonita”

O Seminarista Brasileiro, José Victor Azevedo, disse que é muito importante encontrar com os seminaristas de Bissau.

“Pra nós é uma troca de experiência e realidade, apesar dos dois países terem as suas diferenças, esse encontro de cultura nos faz mais irmão e juntamos na mesma fé. A cultura e a própria língua foi um desafio, fomos para tabancas visitamos muitas tabancas de Tite e foram 13 tabancas com catequeses, chegamos a uma tabanca onde falamos o Português mas a outra pessoa traduz em crioulo e depois para Balanta. Estamos feliz porque a palavra de Deus estava chegando”

Para o Seminarista Guineense, Leopoldo Monteiro, qualquer visita á Guiné-Bissau é de elogiar porque representa uma “certa atenção” de quem visita e o reconhecimento.

“Estamos contentes em receber os Brasileiros, como também de uma certa forma a relação que existe entre a Igreja da Guiné e Brasil”

O Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do regional sul 4 organizou o projecto férias missionárias intitulado missão anunciação.

Foram realizadas neste período inúmeras actividades de evangelização, incluindo catequeses, momentos com as crianças, ajuda na área da educação na escola que lá existe. Foram levadas muitas doações recebidas no Brasil para esta missão.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più