Guiné-Bissau é palco da reunião ordinária da Conferência Episcopal que congrega os Bispos de Cabo-Verde, Senegal, Mauritânia e Guiné-Bissau no quadro da comemoração de quarenta anos da Diocese de Bissau.

Durante uma semana, Bispos de Cabo-Verde, Senegal, Mauritânia e Guiné Bissau vão reflectir a volta dos assuntos sobre o encontro dos responsáveis máximos da Igreja dos países acima referidos. Sobre este encontro a Rádio Sol Mansi registou as espectativas de alguns fiéis guineenses.

Para o Padre Luís Victor Quematcha, cada ano os Bispos formam uma conferência para discutir um certo assunto ligado a vida cristã e ao mesmo tempo ligado ao país que acolhe a conferência.

«A expectativa que a Igreja guineense pode ter com este encontro é: primeiro, para rezar connosco e para nós, depois analisar a vida cristã nos diferentes países e no final produzir uma mensagem para todos os cristãos destes países. A mensagem dos Bispos neste encontro tem a ver com gestão do bem comum como cristão e pessoas de boa vontade, como podemos contribuir na promoção de bem comum da nossa nação e sobretudo partindo da encíclica do Papa que nos recorda de que devemos cuidar da criação como a nossa casa comum», conta Victor Quematcha.

Já Indira Coreia Baldé afirma que o encontro é uma oportunidade para debater assuntos que podem ajudar a mudar para positiva a situação do país, tendo adiantado que “representa uma oportunidade para reforçar a relação das Igrejas presentes no encontro”.

«Penso que vamos sair mais reforçado deste encontro e ainda por cima o encontro vai assinalar os 40 anos da nossa Diocese, uma oportunidade para analisarmos o que temos feito de positivo ou não. A situação do nosso país não pode fugir a esta realidade porque a Igreja é uma sociedade. Se a Igreja é uma sociedade, tem que falar da situação actual porque os fiéis destas Igreja, são também populações».  

Entretanto, Valery Sanha sublinha que é uma forma de aprender com outros crentes, para depois sublinhar que o encontro vai-lhes trazer boa nova que os vai ajudar crescer na fé.

De referir que durante o encontro será eleito nova direcção da Conferencia Episcopal.

A conferência terminará com a Ordenação Sacerdotal de dois Diáconos e a ordenação diaconal de um Seminarista.

Por: Nautaran Marcos Có

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più