O advogado do antigo Primeiro-ministro, Aristides Gomes, igualmente dirigente e militante do Partido Africano da Independencia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considera de grave a tentativa de detenção de que o seu constituinte foi alvo.

As considerações do advogado foram registadas esta quinta-feira em Bissau, durante uma entrevista à Rádio Sol Mansi, sobre atual situação do antigo governante.

Carlos Pinto Pereira, considera por outro lado que a tentativa de detenção do Aristides Gomes não cumpriu os parâmetros normais.

“A tentativa da sua detenção é muito grave, com o uso de armas de fogo pelos homens armados e encapuchados à noite, o que não é normal”, considerou.

Na semana passada as forças policiais invadiram o salão onde decorria o décimo congresso do PAIGC, na localidade da Ilha de Gardete arredores de Bissau, com o objetivo de deter o antigo governante o que acabou por não acontecer.

Sobre o mesmo facto, o advogado Carlos Pinto Pereira diz desconhecer da existência de algum processo contra o seu cliente.

“Até neste momento desconheci de algum processo contra ele”, afirmou o advogado sublinhando que o único processo é de acusação sobre a transferência do dinheiro, o que já não está em curso.

O advogado do antigo Primeiro-ministro deposto depois da tomada do poder por Umaro Sissoco Embaló, ameaça no fim de tudo acionar um processo contra as atuações do estado guineense.

“No final de processo vamos acionar um processo contra as atuações do estado guineense”, garantiu.

O advogado do Aristides Gomes reagiu contra aquilo que considera de ilegal a tentativa de detenção do antigo governante por homens encapuchados.

De acordo com as informações veiculadas, o Ministério Público guineense emitiu um mandado de detenção junto do Tribunal de Relação contra o dirigente político no âmbito de um processo de corrupção, que remonta de 2021.

 

Por: Ussumane Mané

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più