O Director-Geral da saúde disse, hoje (15), que as regiões de Gabu, Bafatá, Oio e Sector Autónomo de Bissau, continuam com a maior índice de prevalências de VIH/SIDA assim como da malaria nas gravidas em comparação às outras regiões

A informação avançada por Augustinho Lumba, na abertura de formação de formadores dos profissionais de saúde, técnicos de estruturas especializada sobre direitos humanos, direito sexual e reprodutivo, atendimento nas adolescentes e jovens vítimas de violência baseada no género.

“Segundo os inquéritos de 2014, feito pelo Instituto nacional da Saúde Pública (INASA), a região de Gabú sempre continua na linha de frente não só no VIH Sida como também na prevalência dos desnutridos”

Na mesma ocasião, Augustinho Lumba assegura que o país não pode desenvolver com a juventude doente, na qual revelou que a Guiné-Bissau contínua ainda com maior índice de prevalência em relação aos da sub-região.

“Somos acusados de transportar o VIH Sida na sub-região, apesar dos dados elevados em outros países na mesma zona, devemos mudar esta tendência”

Para, a presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Aissato Forbs Djaló, a formação é para evitar as limitações que os jovens e adolescentes continuam a ter no momento de atendimento.

O encontro de 5 dias está a ser realizado no quadro da implementação do plano operacional de redução de barreiras culturais e sociais do acesso a serviço de saúde nas adolescentes e jovens raparigas de 10 aos 24 anos, financiado pelo fundo global em parceria com o ministério de saúde pública implementado pela ONG ENDA e CNJ.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più