O Presidente da República (PR), Umaro Sissoko Embalo, promete uma Força Armada da Guiné-Bissau impar ao nível da sub-região para responder ao desafio do desenvolvimento.

O chefe de estado falava durante a graduação aos três militares dos quatro brigadeiro-general que vem da resolução saída do conselho superior da defesa nacional realizada na passada 24 de Junho.

Umaro Sissoko Embalo sublinha que a reforma do sector da defesa e segurança deve realizar-se com dignidade por trabalho que os militares têm vindo a fazer para estabilização do país.

“Tenho certeza absoluta que teremos uma força armada impar na nossa sub-região, a reforma da defesa e segurança irá contar com o apoio do governo e enquanto eu como comandante supremo das forças armadas. Sei que a vossa dignidade e a dignidade de todos os guineenses estão na primeira linha”, admite o chefe de Estado guineense.

Por outro lado o PR pede aos militares e paramilitares para continuaram nesta senda uma vez o país vai mudar.

“Quando falo com comunidade internacional hoje fala-nos para pedir desculpa às forças armadas nomeadamente militares e paramilitares por isso digo-vos que estão de parabéns por terem orgulhando os filhos da Guiné-Bissau e por valorizar a luta de libertação nacional, assim devem continuar nesta senda porque o país mudara”, sublinha Embalo.

Embaló destaca o trabalho que a engenharia militar tem vindo a realizar por isso exorta ao chefe de Estado-Maior das Forças Armadas para impulsionar desporto militar.

“A engenharia militar tem vindo a fazer grande efeito na construção civil por isso que peço ao chefe do Estado-maior para reabilitar o desporto militar uma vez que a engenharia militar está a funcionar para o desenvolvimento do país porque na era da paz os militares contribuem para a paz”, enalteceu Umaro Sissoko Embalo.

Entre os promovidos ao Brigadeiro-General figuram Sadjo Cissé, Domingos António Siga e Quintino Quadé e Luís Gonçalves Sanha que se ausentou da graduação por problema de saúde.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più