O médico guineense Plácido Cardoso, com mais de 27 anos de experiência em saúde pública, alerta que os fumantes são pessoas também com maior risco de contaminação de coronavírus devido a fragilidade dos seus sistemas respiratórios.

Em entrevista, hoje (02 de Abril de 2020), à Rádio Sol Mansi (RSM), sobre os últimos dados no país que revelam o aumento de casos de coronavírus no país, Plácido Cardoso alerta que toda a faixa etária pode contrair o coronavírus embora as pessoas idosas têm maior probabilidade.

“Claro que existe uma faixa etária mais vulnerável para contrair a corona, isso é igual a qualquer doença. Também existem pessoas com problemas cardiovasculares e ainda com problemas respiratórios e doenças cronicas e ainda pessoas predispostas. Mas, no entanto, os fumantes que, efectivamente, têm grande predisposição para serem contaminados com a Covid 19 devido a própria fragilidade que os seus sistemas respiratórios podem representar face a este vírus”, explica.

Plácido Cardoso aconselha as pessoas a não automedicarem porque não existe nenhum remédio comprovado para a prevenção do coronavírus. O médico explica que o tratamento do coronavírus é sintomático e “neste momento não existe nenhuma indicação do uso preventivo de qualquer medicamento”.

“Neste momento não é indicado nenhum antibiótico e nem medicamento do uso preventivo. O coronavírus é uma doença nova para todo o mundo e existem pesquisadores que estão a estudar o vírus para melhor compreensão e talvez daqui a alguns anos poderemos estar a falar do tratamento profiláctico ou do próprio tratamento da corona”, alerta.

Médico guineense, Plácido Cardoso, disse que as pessoas são aconselhadas a usar máscaras nos lugares públicos e incluindo dos momentos fúnebres, mas o uso das máscaras deve ser responsável seguindo as regras de higiene porque caso contrário, segundo ele, as pessoas correm o risco de contrair outras doenças graves além do coronavírus.

“Com o clima na Guiné-Bissau, não devemos usar uma marcara nem por mais de duas horas e muito menos por dia inteiro. Não devemos usar máscaras sem precaução porque corremos o risco de contrair outras doenças. A máscara deve ser para nossa protecção e o uso deve ser responsável”, adverte.

Segundo os últimos dados apresentados, hoje (02), pela Comissão do Centro da Operação de Emergência em Saúde os dados apresentados, ontem (01), mantém-se com 9 casos confirmados de coronavírus, dos quais, 3 casos foram importados e 6 de transmissão local ainda com 33 casos suspeitos.

 

Por: Elisangila Raisa dos Santos

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più