A Guiné-Bissau vai ocupar o lugar do vice-presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) no mês de Julho.

A informação é avançada hoje (27) pelo presidente da República Umaro Sissoko Embalo depois da cimeira extraordinária dos chefes do estado e do governo da União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) através de videoconferência.

“ Tratamos mais da situação do coronavírus na África, mas entretanto, ficou acordado que a Guiné-Bissau vai ocupar o posto de vice-presidente Banco Oeste Africano de Desenvolvimento e restantes assuntos serão abordados na cimeira dos chefes de estado e do governo a ter lugar no próximo mês de Julho em Yamoussoukro, Costa do Marfim”, explicou.

O chefe do estado destacou ainda o benefício do país ocupar este lugar que segundo ele, poderá ajudar na melhoria das estradas da capital e do interior do país.

“ BOAD financia vários projectos entre eles de construção e reabilitação de estradas. Penso que o representante do país neste lugar vai representar os interesses do país não o interesse pessoal para tirar dividendos desta oportunidade”, afirmou Sissoco Embaló.

Durante a cimeira extraordinária, os chefes de estados e do governo da UEMOA debaterem a situação de impulsionar a economia dos estados membros perante a situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundo Umaro Sissoko Embalo durante o seu discurso nesta cimeira as novas projecções macroeconómicas indicam que o produto Interno Bruto (PIB) real esperado na Guiné-Bissau é de 5,6% neste 2020 que acabaria mostrando um declínio de 1,9% e o deficit orçamental chegaria à 9,9% do PIB.

Por isso, a necessidade de intervenção social é estimada em 16,3 bilhões de franco CFA e o custo de financiamento da recuperação económica é estimada em 102,5 bilhões FCAFA.

Por: Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più