Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares diz que o governo está disposto em continuar a dialogar com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné para encontrar uma solução a reivindicação.

Desejo foi manifestado esta quinta-feira (10 de Maio) pelo Agnelo Regala depois do primeiro conselho de ministros liderado pelo Aristides Gomes.

«Embora considerando que não teve tempo suficiente para sentar e poder delinear as vozes destes diálogos, mas a grande verdade é que o governo está disposto a dialogar com os funcionários públicos para encontrar as melhores soluções para o problema. Sabemos que é um direito que cabe ao sindicato e não pomos em causa isso, mas a grande verdade é que o governo, apela também aos sindicatos para que têm em conta que acaba de ser nomeado e é um governo que precisa de algum tempo para poder analisar aquilo que foi estabelecido com os governos anterior, que é inconstitucional», observou.

Confrontado com assuntos ligados a suspensão e demissão de alguns governadores regionais, Regala diz que, “há uma evolução e em breve haverá uma informação sobre o assunto e que haverá um consenso, porque de facto, este é uma fase em que o governo é inclusivo e o primeiro-ministro é do consenso e todas as acções devem ser na medida de possível consensualizadas ”.

Agnelo Regala sublinhou por outro lado que a reunião serviu também para o primeiro-ministro apontar as grandes linhas de orientação para cada sector de governação que tem por objectivo essencial a preparação e a realização das eleições legislativa na data prevista.

Os 26 membros do Governo resultaram de um consenso político alcançado entre os dois principais partidos, o PAIGC e o PRS depois de intensas negociações promovidas pela CEDEAO. O governo foi empossado no passado dia 26 de Abril e duas semanas depois reuniu o conselho de ministros.

 

Por: Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più