O governo de Japão vai doar 2 milhões 264 mil dólares através do projecto de promoção da transparência e a responsabilização na governança para a prevenção da corrupção e a consolidação da paz na Guiné-Bissau.

Após a assinatura do acordo para esse projeto, o ministro da economia Carlos Varela Casimiro afirmou que o principal beneficiário deste projeto será a própria prematura através do apoio a componente -E-governance- que vai permitir a instalação do instituto tecnológico.

“ Os principais beneficiários deste projeto serão a própria prematura, através do componente E-governance- que vai permitir a instalação do instituto tecnológico na prematura-e também os ministérios das finanças, justiça e dos transportes, serão também beneficiários deste projecto. Portanto, é um projecto com duas componentes, uma tem a ver com apoio a implementação da E-governance- na Guiné-Bissau e a segunda, é do apoio para a implementação da estratégia do governo para o combate a corrupção e a sua implementação será em breve”, afirmou.

Essa doação, segundo o governo, será gerida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, sediado no país.

No entanto, o representante do PNUD no país Tiago Marten Engenhoff, disse que no trajeto em diálogo com Japão e governo guineense, decidiram sobrepor duas estratégias que estavam isoladas. “ A estratégia de combate à corrupção e a estratégia da governança electrónica porque as tecnologia nos ajudam a instalar processos transparentes onde as vezes, os humanos erram e a conetar os cidadãos de uma forma diferente com os serviços públicos”, sublinhou o diplomata.

O conselheiro da embaixada de japão que rubricou o acordo sublinha que esta cooperação financeira não reembolsável, visa tornar a Acão pública mais eficiente e transparente, permitindo aos cidadãos guineense compreender como os fundos públicos são geridos e despendidos, aumentando mais a sua confiança nas instituições públicas do país.

Por: Nautaran Marcos Có

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più