O Presidente do Tribunal de Conta (TC) diz, esta quarta-feira (14 de Outubro de 2020), que, ao longo dos anos, a instituição que representa não teve grandes sucessos nas execuções das suas funções de contro das finanças.

Apreciação feita pelo responsável de corte Supremo durante abertura do seminário de 10 dias sobre “a Avaliação do Plano Estratégico 2016/2020 e Elaboração do novo Plano Estratégico Operacional 2021-2025”, do Tribunal de Conta.

Dionísio Cabi assegurou que este facto deve-se de um lado ao fraco engajamento do poder político para a materialização dos objectivos desta instituição, facto que tem contribuído no seu “fraco sucesso” ao longo dos anos da sua criação outrossim fraco nível organizacional com vista a execução das tarefas básicas.

“O Tribunal de Contas é órgão de Estado chamado a efectuar a fiscalização das receitas e despesas públicas bem como controlar todas entidades que gerem fundos públicos e julgar as respectivas contas de gerências, esta missão impõe necessariamente um alto nível de organização com vista a presunção de toas as tarefas que foram incumbidas”, analisou o presidente do Tribunal de Contas.

O director-geral da Planificação do Tribunal de Contas, Álvaro Óscar Pereira, tenciona atingir objectivo preconizado na avaliação do anterior plano estratégico e concessão de novo projecto que define actuação deste corte supremo de controlo durante cinco anos.

“Asseguramos que vamos atingir objectivo preconizado na avaliação do anterior plano estratégico e concessão de novo projecto que define actuação de corte supremo de controlo das finanças públicas durante cinco anos, por isso constaria de lançar um vibrante apelo aos técnicos de Tribunal de Contas no sentido de se esforçar para conseguimos atingimos os resultados do trabalho de grande envergadura para o país em geral e em especialmente do Tribunal de Contas”, destaca Álvaro Pereira.

A elaboração do plano estratégico tem como fogo cumprir as metas estabelecidas pelo Tribunal de contas com o propósito de tornar a instituição mas eficiente, transparente, acessível e célebre com base nos indicadores.

 

Por: Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più