Educação. A REFORMA EM CURSO NAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO PÚBLICOS SERÁ EFETIVADA E QUEM NÃO CONCORDA QUE PROCURE UM CENTRO DE FORMAÇÃO PRIVADA

O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica disse, hoje, que a reforma em curso nas escolas superiores de formações públicas do país, vai ser efetivada e quem não concorda, que procure um centro de formação privada.

“Não há nada para resolver, é a reforma que está em curso nas escolas de Estado. Quem não quer estudar, que vá a outro centro de formação, há Horizonte, Lusófona e entre outros para depois pagar 4.100 francos cfa por mês, para um estudante que está a fazer a formação”, instruiu o governante após ter sido interpelado pelos jornalistas à margem do trabalho de validação de resultados final do mapa educativo, organizado pela direcção-geral de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo.

Segundo Henri Mané, a reforma em curso nas escolas de formação é para garantir o melhor funcionamento do sistema, evitando as sucessivas interrupções que em várias ocasiões tem colocado em causa a normal aprendizagem dos estudantes.

“As escolas de formação têm que caminhar com os seus próprios pés, é o que estamos a fazer, o valor que está a ser cobrado por cada estudante é para o bem do funcionamento do curso, evitando as interrupções”.

Nas últimas semanas, o Ministério da Educação anunciou que todas as Escolas Superiores da Educação Pública do país têm que pagar mensalmente as suas frequências dos cursos, tais como, bacharelato 7.500 francos CFA por mês os da licenciatura 10.000 francos CFA, esta posição criou ondas de revoltas por parte dos estudantes, que nos últimos dias têm realizado em diferentes centros, associações académicas conferências de imprensa para manifestarem as suas indignações.

Por: Braima Sigá

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più