Má condição da estrada que liga Tite e Fulacunda, ambos sectores de região de Quinara, sul do país, já provocou a perda de vida de duas mulheres grávidas entre segunda e terça ferira (10 e 11 de Setembro).

Informação avançada a Radio Sol Mansi pelo correspondente local Sadjo Fernandes, dá conta que as dificuldades são imensas e os transportes públicos têm dificuldades em atravessar alguns pontos totalmente degradada na estrada.

Entrevistado pelo repórter, a sogra que acompanhava a sua nora para hospital de sector de Titi, explica que, “depois de termos percorrido alguns quilómetros a pé, a minha nora estava cansada e diz que precisava repousar. De repente surgiu um jovem na motorizada que nos socorreu até Nova Cintra (aldeia entre Tite e Fulacunda) e quando lá chegamos, apareceu o carro de hospital de Buba. O motorista nos levou, mas antes de chegarmos a outra aldeia (Cinema) a grávida estava vomitando”.

Apesar da vontade do motorista, segundo a sogra, a viatura não podia continuar o percurso devido a péssima condição da estrada. “ Eu fui para aldeia pedir socorro. Daí nos deram uma carrinha de mão para podermos atravessar a estrada esburacada que o carro não podia atravessar e quando atravessamos este espaço pedimos socorro do hospital de Titi. Ao chegar a viatura do hospital, ela não conseguiu resistir, acabando por falecer nas minhas mãos”, explica a sogra da malograda.

Na segunda-feira também se registou mesma situação de uma grávida que estava preste a dar luz mais não conseguiu sobreviver por não ter conseguido chegar ao hospital a tempo devido falta de transporte tendo em conta a péssima condição da mesma estrada.

Entretanto apesar da iniciativa local da população que decidiram fazer trabalho voluntario para melhorar alguns buracos daquela estrada, a situação contínua péssima devido as limitações de matérias para este trabalho.

Perante a situação, o administrador local Braima Djassi, apela uma intervenção da autoridade competente no sentido de minimizar o sofrimento que a população da zona.

Entretanto no sector de São domingos, a estrada que liga secção de Suzana à Varela também se encontra na situação de difícil acesso nesta época da chuva. Os populares da zona estão a reclamar a péssima condição da estrada e alguns ameaçam não votar nas próximas eleição legislativa de 18 de Novembro.

Por: Amadi Djuf Djaló

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più