O governo liderado por Nuno Gomes Nabiam anunciou, esta quinta-feira (04), que o país tem a quantidade suficiente de matérias para realização do teste do novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19.

Informação avançada pelo porta-voz do governo, Mamado Serifo Djaquité, depois da reunião do conselho dos ministros extraordinária.

Segundo o governante há uma média de vinte e cinco mil testes que vão minimizar nos próximos tempos a dificuldade para realização do teste ligado a Covid-19

Não obstante anunciar esta quantidade das matérias para realização dos testes da Covid-19 no país, a equipa das recolhas de amostra está em greve. Há três dias a equipa boicotou todas as actividades da recolha de amostras das pessoas suspeitas com a Covid-19.

Confrontado com o assunto, o também ministro da presidência e de conselho dos ministros, Mamado Serifo Djaquité, promete solucionar o assunto para que os funcionários em causa possam continuar com os seus trabalhos.

De acordo com o mais recente dado anunciado pelas autoridades sanitárias na passada segunda-feira (01/06), oficialmente o país tem mil e trezentas e trinta e nove casos positivos da infecção, entre as quais cinquenta e três (53) são considerados recuperados e oito (8) mortos por Covid-19.

Com estes números, a Guiné-Bissau continua a liderar com os números da infecção por Covid-19 entre os países africanos da expressão portuguesa.

Entretanto, na mesma ocasião, o governo em funções denuncia a existência de disparidade nos bancos de dados os números de funcionários públicos entre os ministérios das Finanças e da Função Pública.

Mamado Serifo Djaquité disse que ficou decidido no conselho de ministros a criação de uma equipa que vai trabalhar para harmonizar os dois bancos de dados para que seja o único.

Em relação ao sector educativo que nos últimos tempos tem sido caracterizado com as constantes greves e agravado ainda mais com a situação da pandemia do novo coronavírus, Mamado Serifo Djaquité anunciou que neste momento o executivo está a preparar um plano de contingência para resolver no futuro, tudo o que esta ligada ao sistema educativo nacional.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più