A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), em colaboração com o Centro de Comércio Internacional e o Governo da Costa do Marfim vai organizar uma reunião de validação da estratégia nacional e a implementação do mecanismo de orientação da Área de Livre Comércio Continental Africana (ZLECAF) para o país.

A reunião terá lugar em Abidjan, Costa do Marfim de 4 ao 5 de Dezembro.

Segundo uma nota da CEA, o seminário faz parte de um projecto de assistência técnica destinado a aprofundar a integração comercial através da implementação eficaz do ZLECAF, liderado pela CEA em colaboração com a Comissão da União Africana e com apoio financeiro da União.

O principal objectivo desta estratégia, que se baseia num processo participativo e inclusivo que permitiu a recolha de dados quantitativos e qualitativos, “ é para definir um regime de implementação das medidas contidas no Acordo que estabelece o ZLECAF e visar a liberalização do mercado nacional, que terá então de ser integrado harmoniosamente num quadro de integração continental”, diz a nota.

“A implementação eficaz do ZLECAF contribuirá para um aumento significativo das exportações do país em África. Espera-se que o sector industrial colha mais benefícios dessa expansão do comércio, que pode chegar a 8,5%, tornando o Acordo uma oportunidade de industrialização e promoção de uma ferramenta de transformação estrutural da economia”, reforça a organização.

Em termos dos impactos esperados do ZLECAF neste país africano, a implementação efectiva do Acordo deve estar em consonância com os seguintes objectivos estratégicos:

Racionalização do quadro institucional e regulamentar para a promoção da produção e do comércio, reforçar o quadro de políticas para promover a competitividade nacional, reduzir os custos de transacção associados ao comércio e facilitar o comércio, melhorar o ambiente de negócios, o desenvolvimento de estratégias de negócios ofensivos, o compromisso resoluto com as actualizações de produtores e produtos e promover a participação das mulheres e a informalidade no comércio transfronteiriço.

Este encontro de validação de dois dias incluirá a participação de membros do Comité Nacional do ZLECAf e de outras partes interessadas do sector público e privado na Costa do Marfim e especialistas do CEA e do Centro comercial Internacional.

Por: Nautaran Marcos Có

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più