A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), através do seu gabinete sub-regional para a África Ocidental, co-organiza com o Centro Regional de Excelência em Economia Geracional (CREG) a primeira Edição da Conferência Científica Nacional de Contas de Transferência (NTA-África) em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), universidades parceiras e parceiros na Desenvolvimento.

A conferência cujo tema central é "Dinâmica Demográfica e Desenvolvimento Sustentável: A Contribuição das Contas de Transferência para a Agenda 2063", tem como principal objectivo promover o método NTA, suas aplicações e extensões, bem como o diálogo político sobre dinâmica para o desenvolvimento.

Esta reunião tem lugar numa altura em que os notáveis esforços de crescimento económico observados nas últimas duas décadas são relativamente dizimados pelo forte crescimento populacional em muitos países africanos.

Uma estratégia para abordar as questões populacionais poderia, portanto, tirar proveito das mudanças demográficas para gerar ganhos de produtividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esta é a lógica por trás do Escritório Sub-Regional da Comissão Económica das Nações Unidas para a África Ocidental, que criou um centro especializado em Dinâmica Demográfica para o Desenvolvimento (DDD), cujo objectivo entre outras coisas, é promover a captura do dividendo demográfico.

No seu discurso de abertura, o director do gabinete do Ministério da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, Aliou Ndiaye, afirmou que "o Senegal, desde 2015, tem investido fortemente no processo de alcançar o dividendo demográfico. Este compromisso aumentou consideravelmente desde a adopção da Declaração da Conferência da União Africana em janeiro de 2016, apelando aos países africanos para que "aproveitem ao máximo o dividendo demográfico investindo na juventude".

"O nosso país está a implementar medidas e políticas que, através da Fase II do Plano Emergente do Senegal (2019-2023), podem contribuir para a criação de um ambiente mais favorável que lhe permita colher os benefícios do dividendo” continua o Chefe do gabinete do Ministério da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal.

Entretanto, o director da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), Bakary Dosso, disse que três razões explicam a presença do CEA como parceiro nesta importante conferência.

"A primeira é a missão fundamental da nossa organização, que é produzir ideias e acções para apoiar África nos seus esforços de desenvolvimento. A segunda razão é o compromisso universal de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030”, diz para depois afirmar que “ os esforços para alcançar esses objectivos orientam as acções da CEA e, além, de todo o sistema das Nações Unidas. Finalmente, a nossa colaboração com a rede NTA decorre da estreita colaboração com o Centro Regional de Excelência em Economia Geracional para o desenvolvimento do Plano Estratégico do Centro. Esse impulso foi reforçado pela convergência de pontos de vista das duas entidades para desenvolver e consolidar uma rede de parcerias de instituições e estruturas comprometidas com a captura do dividendo demográfico", explicou Dosso.

Por outro lado, sustentou que " a zona CEDEAO é responsável por 17% da população africana e 30% da população (estimada em 1,3 mil milhões em 2019). É a sub-região mais populosa e abriga o país mais populoso do continente, a Nigéria, com 200 milhões de pessoas em 2019.

Quanto ao Coordenador do CREG, Abdelatif Dramani explicou que esta conferência “é uma oportunidade importante que reúne vários africanos e líderes mundiais africanos e profissionais especializados encarregados da população e discutir os desafios demo-económicos do continente."

A conferência, que decorre de 28 a 30 de outubro de 2019, regista a participação dos Estados-Membros da CEDEAO como parte de um painel elevado sobre o tema "Dinâmica Demográfica para o Desenvolvimento: Questões e Perspectivas em África" pelos países membros Empoderamento das Mulheres no Projecto Sahel e Dividendo demográfico (SWEDD) sobre o tema "Observatórios Nacionais e Regionais do Dividendo Demográfico".

Por: Nautaran Marcos Có/ CEA

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più