O candidato independente às eleições presidenciais de 24 de Novembro afirmou que um presidente da República “não é parte do poder executivo, nem deve imiscuir-se no seu normal exercício”.

Carlos Gomes Júnior falava esta quarta-feira (14/8) durante o lançamento oficial da sua candidatura sob slogan “Pela Unidade, para a Estabilidade”.

“ O presidente da Republica deve desenvolver com o executivo uma relação institucional na base das leis e na sã convivência e interacção de poderes e competências, devendo, nesse âmbito, agir como parceiro estratégico do governo, criando concertações e sinergias em busca do desenvolvimento e o bem-estar social dos nossos cidadãos”.

De acordo com Carlos Gomes Júnior, se for leito lutará para que a verdade, a fraternidade e a solidariedade imperem no seio dos guineenses, “ para que a Guiné-Bissau se afirme pela solidez das suas instituições e órgãos, e se diga não à irresponsabilidade e à impunidade, por forma a se promover uma genuína e consistente reconciliação nacional”.

Por outro lado, no pergaminho da reconciliação, garante tudo fazer para que a conferência nacional “ caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento” seja assumido como um compromisso de gerações, “capaz de catapultar os guineenses na senda da fraternidade e comprometimento, fazendo do país um espaço social de coabitação pacífica entre todos os guineenses”.

Em relação ao plano externo, Gomes Júnior admite velar para reforçar os laços de amizade e cooperação com outros países do mundo em particular os da UEMOA, CEDAO e da CPLP.

Carlos Gomes Júnior (Cadogo) diz que caso for eleito presidente da República tudo fará para que o reforço da democracia e do estado de direito seja uma realidade perene e absoluta, pela promoção da transparência, da justiça social e uma redistribuição mais justa e equitativa dos recursos do país.

Por: Marcelino Iambi/ redacção

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più