Os feirantes no mercado de Bandim pedem intervenção da Câmara Municipal de Bissau (CMB) na retirada constante dos lixos que são espalhados ao longo da avenida e incluindo dentro do próprio mercado.

Apesar da iniciativa da organização “homens novos”, em colocar tanques de lixos nas avenidas principais de Bissau e em alguns bairros, ainda vê-se lixos espalhados no chão e as pessoas ignoram por completo os recipientes de lixos.

Para os consumidores, a iniciativa de colocar tanques nas ruas é importante mas pedem que a Câmara intensifique a retirada dos lixos “porque os tanques ficam mais de 3 dias sem serem removidos e isso causa perigo à saúde púbica”.

“ Este tanque não é suficiente para poder esvaziar lixo, bem, facilita noutra parte e agora está cheio as pessoas vazam o lixo no chão. Estou preocupado com essa situação, a Camara tem que estar em dia. Os novos tanques foram colocados este sábado, mas desde essa data até hoje, a Câmara não removeu os lixos que agora cheiram muito mal”, reclama um utente

Igualmente numa entrevista à Rádio Sol Mansi, o responsável de comunicação e visibilidade do “Homens Novos” Cosmo Nonato Otinta, explicou que pretendem colocar 100 tanques de lixos para bairro de Mindará através do Fundo de Nações Unidas para Consolidação da Paz, da ONU Mulher e ainda do Plan Internacional.

Segundo ele, através do projecto estão a trabalhar na técnica de reciclar os lixos e ainda na sensibilização dos moradores explicando depois que é possível fazer exposição dos produtos reciclados.

“ A comunidade do bairro de Mindará está inserida no projecto que prevê 60 tanques pequenos e 20 tanques grandes. Todos são tanques novos na via principal. Na verdade, a comunidade está a reagir bem a intervenção de projecto e estão a colaborar no sentido de ver o seu bairro como um dos bairros mais limpo dentro de Bissau, mas no decorrer desta semana queremos instalar de novo os tanques, em toda a parte da comunidade”  

Sobre o mesmo assunto, a RSM tentou ouvir a Câmara Municipal de Bissau, mas o director do saneamento básico disse que não vai falar do assunto porque não houve acordo prévio com o “homens novos”.

Por: Bíbia Mariza Pereira

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più