Hoje, (25 de Maio), é comemorado o dia da África. O dia é comemorado no momento em que a África, a par do mundo, enfrenta a pandemia do Coronavírus que infectou e matou milhares de pessoas.

Este ano de 2020, o dia continua a ser um desafio dos Africanos para o calar das armas e na luta contra a Covid 19.

Sobre este dia a RSM falou com o seu comentador dos assuntos africanos, Edson Incopté disse não ser fácil falar dos maiores desafios da África no momento porque existem ainda desafios ao nível social, político e economia.

“Embora são desafios ligados entre si. Por exemplo, a governação e a democracia continua a ser um dos grandes desafios ao nível da África. Ao nível social vemos para uma África que um dos potenciais enormes por ser a juventude”, justifica.

Edson disse ainda que os últimos dados apontam pela falta de segurança e do Estado de direito em África. Por isso, Edson disse que os progressos estão a ser feitos em ritmos diferentes em diferentes países.

“O papel dos Estados africanos deve ser trabalhar para o actual momento seja de transformação e da alteração de paradigma ao nível mundial”, sugere o comentador da RSM para os assuntos africanos.

As previsões do impacto do coronavírus na África eram alarmantes nas primeiras horas na perda de vidas assim como na queda da economia. O comentador disse que as previsões ainda não confirmam e a ameaça da Covid 19 vem agravar ainda mais as ameaças de terrorismo e de guerra no continente.

Em mensagem sobre o dia da África, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, disse que actualmente a Africa mostra-se mais unida e com novas dinâmicas e sinergias. Embalo disse ainda que as pessoas devem confiar que a África é um continente do futuro.

“Que as pessoas e o povo africano tenham confiança em África. Que saibam que este é um continente do futuro e da juventude”, enfatiza.

Ainda em mensagem do dia da África, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que os países do continente demonstraram liderança louvável através de uma resposta rápida e coordenada à Covid-19.

 

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più