Droga. GUINÉ-BISSAU SEQUESTRADO POR GRUPOS CRIMINOSOS
O politólogo guineense, Rui Jorge Semedo considera que a recente apreensão de grande quantidade de droga no Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, veio confirmar que o Estado da Guiné-Bissau está sequestrado por grupos criminosos de tráficos de droga.
Estas palavras foram proferidas esta segunda-feira, em referência à apreensão de 2.633,1 kg de cocaína no aeroporto internacional Osvaldo vieira, – operação "Aterragem" efetuado pela Polícia Judiciária (PJ) no passado dia 07 de setembro, pelas 13h46, na qual foi apreendido a aeronave que o transportava em 78 fardos.
Rui Jorge Semedo, igualmente comentador dos assuntos políticos da Rádio Sol Mansi (RSM) disse ainda que este ato, mostra claramente que o país perdeu o controlo das suas fronteiras.
“ O grande problema é a ousadia que esta tripulação teve e de não ter nenhuma autorização segundo a Polícia Judiciária (PJ), para descer na Guiné-Bissau e desceu com 2.633,1 kg de cocaína onde tiveram supostamente a proteção de alguma pessoa, então este ato veio confirmar que o Estado da Guiné-Bissau está sequestrado por grupos criminosos de tráficos de droga e igualmente mostra claramente que o país perdeu o controlo das suas fronteiras”, afirmou.
Semedo assegura que a referida apreensão acabou por reduzir o Estado guineense e um pouco do respeito que tinha ao nível internacional.
“ O que estamos a acompanhar é que não há ninguém a responsabilizar pela cocaína apreendida, mas é evidente para qualquer guineense que, se aquilo que a Polícia Judiciária informou de terem êxito nesta operação com a colaboração de outros departamentos como de Europa e Estados Unidos, mostra que sabem quem é o responsável e que num momento oportuno, informarão a sociedade”, diz assegurando que “ independentemente de estarmos a discutir de quem pertence, é necessário um pronunciamento oficial do Estado da Guiné-Bissau”.
“ Tudo isto, acaba por reduzir o Estado guineense e um pouco do respeito que tinha ao nível internacional”, assegurou
Rui Jorge Semedo diz que é chegado a hora da Guiné-Bissau assumir as suas responsabilidades, porque segundo diz, se esta situação prevalecer, não se poderá falar da estabilidade e do desenvolvimento.
“ Esta falta de dignidade que está a ser semeada dia-pós-dia no país, tem estado a contribuir para essa corrida de desonesta e irresponsável enriquecimento fácil, então, é chegado o momento da Guiné-Bissau assumir as suas responsabilidades”, porque segundo diz, se esta situação prevalecer, não se poderá falar da estabilidade e do desenvolvimento e poderá ser o campo de disputa de cartéis de grupos criminosos de droga e passarão controlar o poder político e se é que ainda não controlam e essa é a grande interrogação que devemos fazer.
No entanto, Rui Jorge Semedo, igualmente comentador dos assuntos políticos da Rádio Sol Mansi (RSM) considera de triste e lamentável as sucessivas problemáticas de drogas no solo guineense e bem como dos seus cidadãos nos outros solos.
Por: Diana Bacurim