Direitos humanos: MOVIMENTO “mindjer ika tabur” CONDENA ASSASSINATO DE UMA ADOLESCENTE EM TITE

A organização denominada “mindjer ika tabur” considerou hoje de nojenta o acto de tortura de uma adolescente de 17 de idade em Tite e que culminou na morte da mesma supostamente por casamento forçado.

Nos últimos tempos a violência contra as meninas e criança tem sido crescente no país. Ontem, no sul do país, sector de Tite, uma menina de 17 anos de idade foi torturada até a morte por ter recusado um casamento arranjado pela sua própria família.

Sobre o assunto, a coordenadora do movimento “Mindjer Ika Tambur”, Yolanda Monteiro Garrafão, visivelmente revoltada, considerou o facto de desumano.

“Consideramos o acto de extremamente repugnante, violento e desumano. Não acredito que um ser humano tem a coragem de espancar alguém ao sangue fria até a morte”, diz acrescentando que “ a nossa organização está muito preocupada com este tipo de comportamento presente ainda na nossa sociedade. Repudiamos este tipo de acto e não vamos coadunar com actos de violência desta natureza” afirmou Yolanda Monteiro Garrafão.

A activista social apontou ainda a educação como umas das medidas de prevenção a estes tipos de actos.

“As medidas de prevenção podem ser através de programas de sensibilização e o estado deve colaborar neste sentido. As organizações de caríssima movimento “Mindjer Ika Tabmbur” é que têm estado a trabalhar neste sector e a chamar atenção sobre diretos humanos das mulheres, por isso, é importante as pessoas terem consciência do que é a cidadania, conhecer os meus limites para compreender que as mulheres devem ser vista de outra forma” defendeu Yolanda Monteiro Garrafão

Segundo uma fonte em Tite, a própria tia da criança que organizou o suposto casamento foi hoje ouvida pela polícia local.

Por: Turé da Silva

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più