DADOS DO PNUD APONTAM QUE APENAS 25% DAS MENINAS GUINEENSES É QUE FREQUENTAM ENSINO PRIMÁRIO

O representante adjunto do Fundo nas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirmou hoje que os dados na Guiné-Bissau apontam para uma tendência de desigualdades de oportunidades e acesso a educação.

José Levi que falava no lançamento de programa de meninas “ academia de liderança” diz ainda que 72% dos homens são alfabetizados contra 48% das mulheres e o universo das meninas que frequentam ensino primário, é de apenas 25%.

“ O dados apontam para uma tendência de desigualdades de oportunidade e acesso a educação isto é, cerca de que 72% dos homens são alfabetizados contra 48% das mulheres, portanto é uma diferença enorme. O universo das meninas que frequentam ensino primário é de apenas 25 %, e aparentemente 8 % é que conseguem finalizar o ensino superior”, anunciou.

Para a presidente do Instituto da Mulher e Criança Florença Dabó, as meninas assinantes desta academia, estão a efectuar mudanças em suas famílias e comunidades.

“ Com “Os Girl Move”, que significam “movimento de jovens raparigas, as meninas vão começar a fazer mudanças dentro das suas famílias e como também dentro das suas comunidades, através das experiências adquiridas durantes os trabalhos para criarem mudanças dentro das suas comunidades”, sublinhou.

Presento no acto, a formadora da academia, Wilma João Quadé, apontou a violência contra meninas como uma das causas que adormeça os talentos das meninas.

De referir que a academia é composta por 192 meninas de 3 universidades do país, que são: Universidade Lusófono da Guiné, Escola Nacional de Administração (ENA) e Jean Piaget. Sessenta e quatro meninas em cada universidade e os trabalhos vão durar três meses.

Por :Miraide da Silva

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più