CHEFE DE ESTADO ADMITE QUE CRIME ORGANIZADO E TRÁFICO DE DROGA SÃO AS PRINCIPAIS AMEAÇAS À SEGURANÇA NACIONAL

 
O Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embalo, admitiu, hoje, que o crime organizado e o tráfico de droga são as principais ameaças à segurança nacional.
 
O reconhecimento do Chefe de Estado foi apresentado, esta segunda-feira, em Bissau, na abertura do Segundo Curso dos Agentes de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ).
 
Para fazer face a esta situação, Umaro Sissoco Embaló, diz que o governo já aprovou planos integrados de combate ao tráfico e crimes organizado.
 
“Hoje já ninguém tem dúvidas de que o crime organizado e tráfico de droga representam sérias de ameaças à segurança nacional, para fazer face aos desafios que essas ameaças representam o governo concedeu e aprovou plano integrado no combate ao tráfico de drogas e crime organizado” disse o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo.
 
O Chefe de Estado promete, no entanto, apoiar na descentralização da Polícia Judiciária para as regiões do país, lembrando que a Polícia Judiciária tem o seu juramento que é ser um soldado da República não dos partidos políticos.
 
“Disse que não é possível haver um caso em Gabu a Polícia Judiciária a deslocar-se, a judiciária tem que estar a nível nacional porque tem a missão de investigar e até prender, se SIS prender é como um rapto no nosso sistema, então temos que fortalecer a Polícia Judiciária e vou vos acompanhar enquanto presidente da República.
 
Já o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Correia, realçou os entraves com que estão a deparar, os quais estão a comprometer a sua instituição entre outros a falta de uma sede própria e adequada para os trabalhos da investigação criminal que é a atribuição da organização que representa.
 
“A limitação dos recursos orçamentais e a ausência de uma sede própria adequada são entraves que comprometem a nossa eficácia, além disso a falta de reconhecimento e de progressão na carreira dos nossos servidores é desanimadora e injusta resultando na perda de talentos valiosos e no desânimo daqueles que servem a nação com bravura”, enfatiza.
 
Presente no ato, a Coordenadora do Sistema das Nações Unidas no país, reiterou o compromisso da organização que representa em apoiar as iniciativas que fortaleçam a segurança, a justiça, e os direitos humanos.
 
De referir que são 90 Homens que foram selecionados para fazer parte desta instituição no segundo curso dos agentes da Investigação Criminal da Polícia Judiciária.
 
Por: Turé da Silva

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più