BIAGUÊ NA NTAM ANUNCIA PARTICIPAÇÃO DOS MILITARES EM MISSÕES INTERNACIONAIS DE MANUTENÇÃO DE PAZ

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na Ntam, anuncia que a Guiné-Bissau é solicitada para participar em missões internacionais de manutenção de paz de observadores em Moçambique e centro africana.

O Chefe de Estado General das Forças Armadas falava, esta sexta-feira, no âmbito de comprimento de novo ano dos Oficias Generais e Superiores Militares do país. Biaguê afirmou que o convite para participar na missão de observadores em Moçambique foi o resultado da estabilização de paz de forças armadas no país.

“Fomos convidados a integrar uma força em Centro Africano. (…) A França deu-nos uma bolsa para os nossos oficiais militares”, explica.

Desde 2007, os militares da Guiné-Bissau foram excluídos de missões de manutenção da paz organizadas pela ONU, na sequência dos incidentes ocorridos em Bissau, em 2004, e que resultaram nos assassínios do então Chefe do Estado-Maior General, Veríssimo Seabra e do porta-voz das Forças Armadas, Domingos de Barros.

No passado, os militares guineenses participaram em missões de manutenção da paz em Libéria, Moçambique, Ruanda, Angola, Chade e Haiti.

Entretanto, Biaguê Na Ntam exortou os Oficias Generais e Superiores Militares do país a criarem uma estabilidade definitiva no país, porque “se fizermos isso sairemos vitoriosos.

Se isso se concretizar, Biaguê disse que a Guiné-Bissau será um país estável onde todos os operadores económicos poderão vir investir e ajudar o país a desenvolver.

O chefe de Estado das Forças Armadas promete ainda para este ano 2022 a construção de uma escola de formação para os oficias militares e superiores.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più