TÉCNICOS GUINEENSES PREPARAM IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO DE ÁGUA NA GUINÉ-BISSAU
Os técnicos das diferentes instituições ligadas à problemática de água encontram-se reunidos, durante todo o dia de hoje, num encontro nacional sobre a implementação da Convenção de Água na Guiné-Bissau.
Os participantes do encontro da Convenção sobre Água vão analisar a forma de desenvolver uma estratégia e um plano nacional para a implementação efetiva da Convenção da Água.
No Encontro Nacional da Implementação da Convenção da Água na Guiné-Bissau, os participantes pretendem impulsionar o desenvolvimento do plano nacional na mobilização dos recursos internos na busca de financiamentos externos.
No ato oficial, o Ministro dos Recursos Naturais, Malam Sambú, disse que a carência deste precioso líquido é cada vez mais visível.
“A carência deste recurso é cada vez mais visível, a poluição aumenta e os ecossistemas naturais sofrem pressões crescentes e as infraestruturas hidráulicas não acompanham o crescimento do gráfico”, disse o ministro sustentando que para fazer face a estes desafios, a Guiné-Bissau elaborou “vários” documentos de políticas setoriais, nomeadamente, o esquema diretor da água e saneamento, políticas e estratégias da água e saneamento.
Já Sandra da Silva, em representação do Embaixador de Portugal na convenção, incentiva a utilização eficiente da água e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
A implementação da Convenção visa fortalecer tanto o monitoramento quantitativo bem como o qualitativo dos recursos hídricos, com vista a promover uma cooperação entre as partes envolvidas na governança da água a nível nacional.
Por: Bíbia Mariza Pereira
- Created on .