Subiu para 6 o número dos óbitos relacionados ao covid-19 na Guiné-Bissau e mantém-se em 1038 o número de pessoas infectadas e 42 recuperados.

Segundo o coordenador da Comissão do Centro de Operação de Emergência em Saúde Dionísio Cumba, durante a actualização desta terça-feira (19), os dois últimos óbitos estavam em investigação o que acabou por confirmar que são vítimas do covid-19.

“ Temos 1038 casos confirmados até hoje, 42 recuperados e seis óbitos confirmados pelo covid-19. Os dois últimos óbitos são um jovem de 23 anos o anemia muito grave e um senhor 62 anos com membros inferiores afectados pelo diabete que acabou infectado com coronavírus nos cuidados intensivos onde se encontrava”, explicou o médico.

O coordenador avançou ainda que número de infectados mantém-se porque o laboratório não produziu nenhum resultado por causa de escassez de placas. “Não temos novos casos a comunicar hoje porque ontem o laboratório não produziu nenhum e as amostras existentes neste momento não são suficientes para ocupar uma placa para ser analisada”, avançou.

Em relação aos confinados nos hotéis da capital, o responsável reconheceu que houve constrangimentos, mas que tem a ver com meios financeiros.

“ Existe dificuldades de várias ordens entre as quais com a empresa fornecedora de refeições e águas, mas o governo também tinha suas dificuldades financeiras porque os serviços dos hotéis ocupados são altos”, reconheceu o coordenador do COES.

De referir que a maioria das amostras a ser recolhidas neste momento, são dos doentes que testaram positivo no primeiro teste ao covid-19.

Por: Nautaran Marcos Có

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più