O comentador político da Rádio Sol Mansi (RSM) diz que a aliança do PRS e do grupo dos 15, anunciado no sábado (09) é uma estratégia política e o movimento dos “15” - ainda não conhecido - precisa do apoio do PRS para garantir presença no parlamento, na próxima legislatura

O politólogo Rui Jorge Semedo que falava, esta segunda-feira (11), á Rádio Sol Mansi (RSM), diz que sempre houve uma relação de cumplicidade política entre o Partido da Renovação Social (PRS) e o grupo dos 15 expulsos do PAIGC.

“A coligação poderá trazer novas perdas ao Partido da Renovação Social”, alerta que sus tenta que as próximas eleições poderão ter embate político “muito forte” do ponto de vista da estratégia de ambos os grupos políticos.

“O grupo dos 15 arranja estratégia criando um grupo político que por si só não é suficiente porque carece de trabalhos duros e então fazendo parceria com um partido com estrutura consolidada como o PRS é para poder garantir a presença dos seus elementos no parlamento na próxima legislatura. O grupo dos 15 pretende ”, sustenta

No fim-de-semana os dissidentes do PAIGC criaram o Movimento para a Alternância Democrática com o qual prometem ir às eleições coligados com outras formações políticas. No mesmo dia o PRS diz estar orgulho pela escolha e que está desposto a acolher os 15.

LÍDER DO PSD NA GUINÉ-BISSAU

Entretanto, está no país, o líder do Partido Social Democrata do Portugal, Rui Rio, para comemoração do dia de Portugal e que igualmente mante encontros com as autoridades nacionais e com partidos políticos.

Rui Jorge Semedo lembra que a Guiné-Bissau deixa de receber, dentro do quadro institucional, visita de importantes personalidades de política e da diplomacia estrangeira e, no entanto, a visita de Rui Rio é de grande valia porque encoraja os envolvidos na actual crise política a empenharem-se pela estabilidade.

A visita está a ser acompanha pela delegação do PRS e deverá culminar com uma visita à Faculdade de Direito de Bissau.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più