A Directora-geral da Família e Coesão Social disse que na Guiné-Bissau as pessoas com deficiências continuam a ser descriminadas através do acesso à escola, aos cuidados médicos e ao desemprego

Alima Ferrage falava, á Rádio Sol Mansi (RSM), esta segunda-feira (03 de Dezembro), durante a marcha promovida pela Federação Nacional que luta pela defesa dos deficientes, para comemorar o dia Internacional de Pessoas com Deficiência.

O lema deste ano é “Capacitar as pessoas com deficiência é garantir a participação e a igualdade”, segundo Alima isso será possível com o empenho de todos.

Para a Presidente da Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau, Filomena Sá, a data é celebrada com o objectivo de sensibilizar, mobilizar, promover e comprometer a humanidade para maior compreensão.

“A data visa sensibilizar, mobilizar, promover e comprometer toda a humanidade para uma maior preocupação, conscientização e concretização dos direitos humanos reafirmados na convenção sobre os direitos das pessoas com deficiências que é um instrumento muito importante cuja implementação no nosso país deve ser assegurada”

Celebra-se, esta segunda-feira dia 03 de Dezembro, o dia Internacional de Pessoas com Deficiência sob o lema “Capacitar as pessoas com deficiência é garantir a participação e a igualdade”.

Às actividades começaram esta manhã com marcha desportiva e durante todo o dia várias actividades serão realizadas, em Bissau e inclusive a publicação de estudos “pessoas com deficiência na Guiné-Bissau - desafios no acesso a educação, protecção social e participação politica”.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più