O colectivo dos Partidos Políticos auto denominado “Amantes da Paz, da Transparência e da Democracia” entregou, esta segunda-feira (03 Dezembro), a carta aberta ao presidente da república que exige a “demissão imediata” da ministra da Administração Territorial

O Colectivo engloba os Partidos Políticos com e sem assento parlamentar entre os quais Partido da Renovação Social (PRS), a União Patriótica Guineense (UPG), o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) e a Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).

À saída do encontro, o porta-voz do colectivo, Sola N’kilim na Bitchita, informou que a carta entregue Vaz exige que o Presidente da República “assuma as suas responsabilidades face às irregularidades que se verificam no processo de recenseamento eleitoral”.

Questionado se já desistiram da intenção de exigir a demissão da Ministra de Administração Territorial, Na Bitchita confirma que isso continua a ser um dos pontos das suas exigências.

Segundo o porta-voz do colectivo dos partidos a questão da não coerência no processo eleitoral pode condicionar a transparência na eleição.

“É necessário solucionar as situações que possam comprometer o processo eleitoral”, sustenta.

De acordo com a carta aberta, o colectivo exige do primeiro-ministro e do presidente da república a demissão imediata da ministra da administração territorial e consequente nomeação para essas funções de “uma figura de reconhecida idoneidade”.

O afastamento do engenheiro Mamadú Iaia Bari e dos demais com ele implicados no processo de recenseamento, é um dos pontos exigidos pelo colectivo de políticos que igualmente pede a extinção das comissões criadas pelo Primeiro-Ministro.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più