26
Jan
2018

Continua sexta-feira (26 de Janeiro), pelo segundo dia consecutivo, a última reunião do comité central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) antes do IXº congresso ordinário desta formação politica. Faltam três (03) dias para o congresso

O encontro começou esta quinta-feira (25) depois da reunião da comissão política e bureau político.

Para o segundo dia do encontro, o comité central deverá retomar a reunião por volta das 12h00 (horas de Bissau), após concluir nas primeiras horas últimos acertos dos nomes dos delegados e seus substitutos elegidos nas conferências de base de secção junto da comissão preparatória do congresso.

Esta quinta-feira, depois da suspensão da reunião do comete por volta das 23h00 (horas de Bissau), o líder do partido, Domingos Simões Pereira, numa curta declaração aos jornalistas, diz que o pedido de Carlos Gomes Júnior, antigo líder do partido não foi tema da reunião.

Na lista dos delegados apurados e apresentados aos membros do comité central ao nono congresso não consta o nome de Carlos Gomes Júnior.

O antigo líder do partido solicitou na quarta-feira última, na sua carta ao partido, a permissão tomar parte no congresso enquanto delegado “com pleno direito”, isto é, poder votar e ser eleito.

De acordo com as informações disponíveis na sede do partido, a luz do estatuto, Carlos Gomes Júnior não pode participar no IXº congresso do “partido porque não é membro do comité central e nem foi eleito nas conferências de base, que lhe dava acesso a participar no congresso”.

O nono congresso do PAIGC deverá acontecer nos próximos dias 30 de Janeiro a 4 de Fevereiro, na sua sede nacional, em Bissau.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più