Salif Keita, um dos maiores da música do Mali, actuará, pela primeira vez, em Maio, junto com os outros renomes da música Africana como, Boncana Maiga, de Mali, Tekno, da Nigéria, Astou Niamey Diabate, de Mali e Patche di Rima, da Guiné-Bissau, podendo ainda contar com vários convidados

Segundo a organização os eventos irão decorrer de 08 a 11 de Maio corrente, no âmbito de uma parceria entre as empresas JABY YERKOYE, CARMEDIN (ambos de Mali), o Azalai Hotel e a LDS Internacional da Guiné-Bissau.

Um grande evento musical vai começar com a chegada dos músicos, uma Gala e culminará com um concerto ao vivo dos referidos músicos, no estádio 24 de Setembro, no dia 11 de Maio.

Esta quinta-feira (12), durante uma conferência de imprensa, com o propósito de divulgar a iniciativa, o director geral do Turismo, Manuel Alípio, chamou a iniciativa da “Guiné positivo”, numa altura em que o país se encontra num momento política conturbado e o evento do género “vem numa boa altura” para alegrar os guineenses.

Alípio chamando atenção dos guineenses no sentido de trabalharem para realçar os “aspectos positivos do país”. Ainda para o responsável os sectores da cultura e do turismo que devem ser realçados “porque podem realçar a bandeira nacional” e isso pode acontecer só com a “união de todos os Guineenses”.

O evento conta com, o apadrinhamento da Presidência da Republica, do governo e com patrocínio de várias empresas sedeadas em Bissau.

“ (…) Este é o primeiro evento que marcará num programa ambicioso anual, que não só irá permitir a vinda e actuação de vários músicos de renome internacional mas também vai permitir levar os músicos nacionais para actuarem nos outros países”, conta o administrador da empresa LDS internacional, Lourenço da Silva, destacando o valor do evento que também vai permitir projectar a imagem, o turismo e a cultura do povo guineense nos outros países.

O director geral do Azalai Hotel, Oussuman Maiga, explica que a escolha do dia 11 de Maio para o grande concerto deve-se ao aniversário do músico Jamaicano, Bob Marley, afirmando que a organização também faz questão de promover, no evento, os músicos guineenses “com talentos mas que infelizmente não têm meios”, avisando que o evento é puramente apartidária mas que procura valorizar e promover a cultura Guineense.

Para Oussuman Maiga a inovação para as actividades será um sorteio onde o premio será um carro.

“Cada bilhete terá um número que será sorteada no dia do próprio concerto e com tudo isso mostrar ao mundo que a Guiné-Bissau tem os seus valores e que a realidade é bem diferente com o que as pessoas falam la fora”, garante.

O Programa é denominado “Thanks My Star” e terá transmissões ao vivo das emissões televisivas Star Parade e Tounka Guna ambas na TV5, produzido pelo Maestro Boncana Maiga a partir de Bissau nos dias 08 e 09 de Maio, o dia da Gala 10 de Maio e no grande concerto ao vivo no estádio 24 de Setembro, no dia 11 de Maio.

Salif Keita

Nascido a 25 de Agosto de 1949 em Djoliba (Mali), Salif Keita, é único, não só devido a sua reputação de A voz dourada de África como também pelo facto de ser albino, por isso foi ostracizado, porque na cultura Mandinka ser um albino é um sinal de azar.

Descendente directo do fundador do Império Mali, Sundiata Keita.

Keita recebeu o prémio National Order do presidente da Guiné, Sékou Touré. Mudou-se para Paris em 1984 com o objectivo de obter mais fama e no dia 10 e 11 de Maio vai actuar pela primeira vez na Guiné-Bissau.

Tekno

Nasceu no estado de Bauchi  (Nigéria), em uma família de cinco meninos e uma menina, Agostinho Miles Kelechi, nome do baptismo, cresceu em varias partes do seu país, incluindo em Nassarawa, Kaduna e Abuja, devido ao fato de o seu ser um membro do exército Nigeriano.

Em 20 de Novembro de 2015, Tekno Miles lançou um single intitulado "Wash". 

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più