O ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reuniu esta quarta-feira (30 de Agosto) em Bissau responsáveis das empresas e estabelecimentos comerciais para busca de alternativas que visa pôr fim a utilização de sacos plástico no país.

Em declaração a imprensa o ministro do Ambiente António Serifo Embalo disse que querem com o encontro sensibilizar actores nacionais, como encontrar alternativa para acabar com a utilização dos sacos plástico, “ porque já temos normas e leis suficiente que nos permite actuar no terreno para acabar com a utilização dos sacos plástico, é isso que é o nosso trabalho neste momento com os participantes de diferentes horizontes para poder trabalhar com a maior brevidade possível a fim de acabar com a sua utilização”, explica.

Sobre decreto nº 16/2013, de 11 de Julho, relativo a proibição, fabricação, importação, comercialização e distribuição de sacos plástico, Serifo Embalo, explica o seguinte.

«No dia 11 de Fevereiro de 2014 devia ser fim da utilização de sacos plásticos, mas como não havia alternativa, as autoridades competentes alargaram o timing para encontrar as alternativas para os utilizadores do mercado, porque não podemos aplicar a lei na altura sem encontrar alternativa, então estamos aqui para encontrar alternativa que nos permite dizer “stop” a utilização de sacos plástico», sublinha Serifo Embaló.

Durante o encontro foram apresentadas algumas alternativas para substituir os sacos plásticos.

Por: Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più